Pesquisar este blog

sábado, 26 de agosto de 2017

Verdades e mentiras!

Saiba mais sobre a gestão de Marcos Diniz frente à Confederação de Futebol de Salão do Brasil

No dia 16 de agosto, noticiamos aqui (post anterior), ampla matéria com denuncias sobre a atual gestão da Confederação de Futebol de Salão do Brasil (CFSB).

O presidente da entidade, Marcos Diniz, não respondeu oficialmente à nossa reportagem, porém, em suas publicações recentes em seu perfil pessoal e no da entidade nas redes sociais, ratificou algumas das nossas denuncias e infelizmente, segue sem esclarecer a verdade aos praticantes do "futsal clássico" sobre situações administrativas, financeiras e esportivas em que a entidade se encontra no presente momento, vivendo uma das maiores crises dos últimos anos.

Neste longo, mas necessário post, voltamos ao assunto com novas informações e documentos comprobatório que revelam como a entidade e consequentemente toda a modalidade vem sendo desrespeitada por aqueles que deveriam  não só proteger, mas promover o crescimento e difundir o esporte da bola pesada com tantas glorias ao esporte brasileiro.  

Filiação de Federações:
A CFSB soltou informativo de como as entidades devem proceder para pedir sua filiação junto a ela, porém, em desacordo com o Estatuto Social e sem divulgar os valores financeiros para que a mesma se concretize. Valores estes, que devem ser previamente aprovados pela Assembleia Geral, conforme Estatuto Social da entidade. Outro fato que chama a atenção é abrir prazo para filiação de 01/09 a 31/10 do corrente ano, diferente do "modus operanti" da todas as demais confederações (veja abaixo doc 01).

 O presidente da CFSB ainda encaminhou ofício à Federação Cearense, sobre como proceder para sua filiação (veja abaixo doc. 02) e novamente descumprindo o Estatuto Social da Entidade quanto à informação das taxas, o que fez, com que o gestor esportivo Karluso Lima postasse suas considerações sobre o tema, reiterando várias das nossas denúncias anteriores. (veja abaixo doc. 03).



Filiação da Federação Paulista de Futebol de Salão (FEFUSAL):
Tentando resolver a situação da federação paulista da modalidade junto à Confederação Brasileira, a diretoria nacional acabou caindo no maior erro administrativo da atual gestão, o que estatutariamente, pode-se, inclusive acabar com a cassação do presidente e do seu vice, por improbidade administrativa, se a Assembléia Geral para esta finalidade, for convocada.

Entenda:
A entidade determina que o período para filiação é de 01/09 a 31/10 e no dia 22/08 assina certificado de filiação da entidade  paulista (veja abaixo doc. 04), entidade que "oficialmente" não realizou sequer um evento desde a sua fundação (24/03/2017) (veja abaixo doc. 05).




Os interesses pessoais do Presidente da Confederação junto à federação paulista e o vínculo pessoal e de relacionamento entre as entidades, como mostra o doc. 06 abaixo, foi o principal motivo para esse "tiro no pé" e a retaliação pessoal de Marcos Diniz que ao assim agir, faz com que São Paulo se torne a primeira entidade hoje filiada à Confederação, uma vez, que em ato ditatorial e sem embasamento legal, desfiliou e entidade cearense e agora, proporcionou à ela o direito de se refiliar. 

Diante disto fica a pergunta deste blogueiro para ser respondida: qual o valor das taxas pagas CFSB pela FEFUSAL? Quando e de que forma as mesmas foram pagas?

Clubes, entidades, prefeituras e dirigentes foram enganados:
A tradicional equipe do Colorado de Jundiaí, a mais vitoriosa do futebol da bola pesada em nosso país, que conta com dirigentes sérios e comprometidos com a modalidade, que tem grande investimento financeiro em seu elenco, viagens e eventos, é com certeza mais uma vítima da má administração da modalidade, em sua esfera administrativa, esportiva e financeira, pois, possui como conquistas em quadras, eventos organizados e chancelados pela FEFUSAL em anos anteriores e que infelizmente NÃO PODEM ser de fato reconhecidos, como por exemplo, o Torneio Vicente Scherma, onde a equipe detém o título de campeão, por ter disputado em 2015 o torneio, organizado pela Fefusal com apoio da CFSB  (veja abaixo doc. 07), se houver seriedade por parte da Confederação, pois, a entidade estadual foi fundada somente este ano. Reafirmamos que o elenco do clube e sua direção em nada compactuam com os erros das entidades e em nosso entendimento são vítimas da história inventada.
Prefeituras como a de Várzea Paulista também foram vítimas ao sediar um "campeonato paulista feminino FEFUSAL" isso sem falar de equipes em outros edições do paulista feminino (doc. 08) sem que a entidade existisse juridicamente e muitas outras equipes e entidades foram enganadas na mesma história, inclusive, em eventos nacionais e neste caso prejudicando outros Estados como Minas e Ceará (doc.09).



Entre os dirigentes esportivos enganados na história da FEFUSAL destacamos Dr. Alárcon, presidente da AMF, que esteve a convite da CFSB prestigiando a final de um campeonato organizado pela entidade estadual e reconhecida pela filiada nacional junto à AMF, sem saber que aquilo era apenas mais um evento, sem contexto, uma vez que as equipes participantes disputaram mais em evento que não pode ser reconhecido, pois, quem realizou não existia juridicamente (doc. 10).


Não vamos nos estender nos prejudicados, fomos iludidos e enganados da história da entidade estadual com ciência e aval da CFSB, em especial de seu presidente, mas, não podemos deixar de citar instituições sérias que também foram "arroladas" no enredo, sem nada saber, como SESI (doc. 11) e Secretária de Esportes de Jacareí (doc. 12).



Diante do citado, novamente fica a pergunta deste blogueiro para ser respondida: onde estão os valores pagos pelas equipes para a disputa desses eventos? Quem vai responder pelo dolo causado aos participantes, que gastaram para nada ganharem de maneira oficial no contexto legal esportivo? Quantos atletas e dirigentes que foram enganados vão se manifestar e buscar seus direitos, pelo menos, do ressarcimento financeiro de serem enganados? Quantos vão ficar no silêncio? Qual a solução a ser dada pelas entidades do desporto envolvidas?

NOTA: Desejamos sucesso na recém constituída federação paulista e que ela tenha independência política para resgatar a modalidade no Estado e que realmente cumpra seu papel desportivo com lisura, transparência e pautada em seu Estatuto Social que foi consolidado.

CFSB publica que irá cumprir acordo:
Após nossa denúncia de que bolas da marca Kagiva estavam sendo usadas para pagamento de dívidas da CFSB com outros e de autopromoção pessoal, a Confederação e seu presidente, publicam que vão distribuir gratuitamente às bolas para as entidades, com o objetivo de divulgar e incentivar a modalidade, porém, sem informar os critérios de distribuição (doc. 13).


Restrições Financeiras e outros impedimentos:
Pelo fato da CBFS possuir restrição financeira em alguns órgãos de proteção ao crédito (veja doc. 14 abaixo), seu presidente, estaria solicitando com frequência que pessoas adquiram em seus CPFs necessidades da entidade do desporto e infelizmente, acaba, em algumas vezes atrasando ou não honrado com seus compromissos, prejudicando pessoas que também acreditaram no projeto. 


Abaixo declaração e cópia de um cheque de mais de R$ 20 mil reais dados para garantia de pagamento de hospedagem e alimentação, em evento internacional, do ano passado e de responsabilidade da CFSB para manter a discrição das pessoas. Desta forma garantimos a credibilidade das informações, por nós, divulgadas.


Mundial no Brasil:
A CFSB deseja confirmar sua inscrição para sediar o Mundial Masculino da AMF (doc. 15), inclusive, em comemoração à primeira conquista do esporte da bola pesada por nossa "amarelinha", o que consideramos, uma ótima iniciativa, porém, existe uma taxa internacional de US$ 40 mil (doc.16) e hoje acreditamos ser muito difícil esse projeto audacioso e sugerimos que antes desse passo importantíssimo a entidade se organizasse administrativamente e esportivamente e cumpra seu principal papel que é o de fomentar e desenvolver a modalidade em todo nosso território nacional.




Página oficial da AMF anuncia entidade inexistente:
O perfil oficial da AMF na rede social Facebook noticiou em 2016 reunião da nova diretoria da Federação Paulista da modalidade, o que à época não existia legalmente constituída e com seus Registros junto aos órgãos legais, principalmente, no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (veja abaixo). 


Pedindo explicações:
A Federação Cearense notificou a CBFS, via carta AR, solicitando diversas explicações e apresentação de documentos à diretoria executiva da entidade, principalmente, o Balanço Patrimonial , com aval do Conselho Fiscal e devidamente registrado, dos anos anteriores da gestão de Marco Diniz e que pelo que consta não existe tais documentos, o que o tornaria inelegível, segundo nossa Legislação e o Estatuto da Entidade (veja abaixo).


O lado do bem:
A CFSB com todos esses problemas administrativos e financeiros e mesmo agindo de maneira equivocada, vem fazendo um trabalho positivo em alguns aspectos e merece o apoio financeiro para algumas ações, principalmente, o mundial feminino (doc. 17) porém, aconselhamos que busque o apoio diretamente à Comissão Técnica e/ou suas atletas. Informações podem facilmente serem obtidas em redes sociais.



O Blog do Maçal tem o compromisso com a verdade e o que de bom for feito para resolver essas situações em prol do nosso desporto, o espaço estará aberto para divulgação dessas ações.

Nenhum comentário: