Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de junho de 2017


O ‘Fiasco’ AV brasileiro


Dois meses depois de empatarem por 1 a 1 no primeiro jogo, Sport e Salgueiro se reencontraram na ultima quarta-feira (28) para finalmente decidir o campeonato pernambucano. E deu Leão, mas com polêmica, como já tinha sido na primeira partida.

O desorganizado futebol brasileiro esta cheio de episódios como esse. Num espaço de 52 dias foram disputadas as duas partidas finais do campeonato e como tem um presidente visionário, a FPF (Federação Pernambucana de Futebol) que gosta de inovar, de estar a frente das demais, não mediu esforços e recursos para fazer uso nas finais do inédito e famigerado árbitro de vídeo (AV), mesmo não tendo sido testado em nenhuma partida do campeonato. O resultado não poderia ter sido outro, lambanças nos dois jogos. Se a equipe do Salgueiro foi beneficiada no primeiro confronto com um pênalti inexistente a seu favor, foi terrivelmente prejudicada no segundo não sendo confirmado um gol legitimo a seu favor.

Na primeira partida, disputado no dia 18 de maio na Ilha do Retiro, já nos acréscimos do confronto, quando o placar marcava 1 a 0 para o Sport, o árbitro José Washington da Silva inventou uma penalidade para os visitantes que deu resultado igual e final ao jogo. 

Detalhe: Diferentemente do que se falou na ocasião, não houve participação do árbitro de vídeo na decisão de José Washington, pois o protocolo da FIFA não permite utilização do AV em lance interpretativo. Após a marcação da infração penal, o árbitro foi checar as imagens e após seis minutos de paralisação, de ter revisto o lance por cinco vezes, de ter opinião de não pênalti do quarto árbitro (Glaydson Lopes), manteve equivocadamente sua decisão.


Ontem, as equipes voltaram a se enfrentar, desta vez no modesto estádio Cornélio de Barros, na cidade de Salgueiro com arbitragem FIFA e diferentemente do esperado, o escudo não trouxe qualidade necessária nas decisões, pois também houve lambança e ela veio com participação decisiva de um assistente com participação na ultima Copa do Mundo e do arbitro (Wilton Sampaio) que esta sendo preparado para uma das próximas competições de seleções da FIFA. 

O lance ocorreu aos 24 minutos do segundo tempo, quando o placar ainda estava em zero a zero, o Salgueiro teve um escanteio a seu favor pela esquerda do ataque. A bola foi alçada na área, o zagueiro Ranieri tocou para o meio e o atacante Álvaro mandou para as redes. O lance, no entanto, foi invalidado pelo árbitro assistente Emerson Augusto de Carvalho, que assinalou a saída da bola pela linha de fundo durante a viagem da mesma para a área. Notem no vídeo abaixo que Emerson não estava no posicionamento correto na jogada o que o levou a cometer o erro.



Segundo informações de bastidores da partida, diferentemente do que esta sendo noticiado, Wilton Pereira Sampaio, árbitro do jogo, foi avisado pelo árbitro de vídeo (Pericles Bassols) que a bola não teria saído, que o gol deveria ser validado e ainda assim Sampaio foi a um monitor à beira do campo para olhar com seus próprios olhos. Cinco minutos depois, visivelmente assutado, o árbitro decidiu manter a decisão equivocada de seu assistente confirmando a irregularidade e reiniciando a partida através de tiro de meta.


A TV Globo, emissora responsável pela transmissão da partida, no entanto, não mostrou a jogada por nenhum ângulo conclusivo, que desse para perceber se a bola realmente teria saído.

Aplausos

Meus aplausos vão para Glaydson Leite, quarto árbitro da primeira partida, e Pericles Bassols, AV dos dois jogos, que nas duas respectivas decisões auxiliaram o árbitro com opiniões corretas, mas que  foram ignoradas pelos árbitros centrais, o que mostra que não adianta ter trabalho de equipe se o árbitro principal não tiver humildade o suficiente para aceitar.

O AV ainda esta em testes e muitas coisas ainda devem mudar antes de sua efetivação no futebol, mas as experiências realizadas no Brasil só demonstraram como não se deve ser feito e que as pessoas responsáveis pelo projeto precisam entender que elas não são mais importantes que o experimento, pois se julgam deuses do olimpo e suas vaidades podem selar o fim de algo que tem tudo pra dar certo!

FICHA TÉCNICA:
SALGUEIRO 0 X 1 SPORT
Local: Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE)
Data: 28 de junho de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Árbitro de vídeo: Péricles Bassols (PE)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos SP)
Cartões amarelos: SALGUEIRO: Rodolfo Potiguar, Jean Carlos, Daniel Nazaré. SPORT: Durval, Lenis, Fábio, André
GOL: SPORT: Everton Felipe, aos 36 minutos do 2T

SALGUEIRO: Mondragon; Marcos Tamandaré, Ranieri, Luís Eduardo e Daniel Nazaré; Rodolfo Potiguar, Moreilândia e Toty; Jean Carlos (Dadá); Willian Lira e Álvaro
Técnico: Evandro Guimarães


SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Raul Prata (Evandro); Rodrigo (Thallyson), Rithely, Everton Felipe e Diego Souza; Lenis (Leandro Pereira) e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Nenhum comentário: