Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Curso FIFA Futuro III: fotos e informações


No final do ultimo mês, a comissão de arbitragem da CBF realizou Curso FIFA futuro III com apoio do programa de assistência de arbitragem da FIFA. Durante os sete dias de atividades, foram realizados quatro eventos relacionados à arbitragem, entre eles o I encontro brasileiro dos psicólogos da arbitragem do futebol, curso para assessores de arbitragem e curso para instrutores técnicos e para instrutores físicos. Cerca de 70 pessoas participaram do evento onde adquiriram formação complementar para melhorar o nível em suas respectivas áreas e, consequentemente, a dos árbitros. 

O evento ocorreu sob a direção dos instrutores Oscar Julian Ruiz Acosta e Cristian Rosen com apoio de Carolina Colman, todos eles membros da FIFA. Os trabalhos foram realizados entre os dias 23 e 29 de abril no Blue Montain Hotel & Spa na cidade de Campos do Jordão, interior paulista.

Ao todo participaram 63 pessoas sendo 34 instrutores técnicos, 22 instrutores físicos, 7 psicólogos e uma assistente social. Os trabalhos foram acompanhados por Carlos Alarcon Rios, presidente do comitê de arbitragem da Conmebol, por Antonio Pereira, presidente da comissão nacional de arbitragem da CBF e pelos instrutores da CBF: Wilson Seneme Alicio Pena Junior, Manoel Serapião Filho, Silvia Regina de Oliveira, Milton Otaviano, Roberto Perassi, Ednilson Corona; Marcio Verri, Milton Otaviano entre outros.

O evento teve inicio com a primeira reunião de psicólogos da arbitragem que interagiram com os participantes para formação de técnicos, preparadores físicos e consultores sob a direção da Dra. Marta Magalhães, psicóloga do esporte que atua na arbitragem desde 2004, atualmente ligado ao pilar mentais ENAF.


Os profissionais psicológicos acompanharam o curso FIFA Futuro III e receberam certificado emitido pela CBF comprovando sua participação, considerada valiosa pelos instrutores da FIFA. Participaram do evento: Tassia Ramos-CE; Joyce Sales-MA; Alessandra Monteiro-MG; Bárbara Gayo-PE; Diana Melo-PI; Gustavo Korte-SP; e Luzineide Zaidan-PE (assistente social da FPF).;

Já o curso para instrutores físicos abordou vários temas que vão desde: qualidades, metas e planejamento de trabalho para os árbitros de elite; programa e controle de treinamento; prevenção de lesões; nutrição e controles antropométricos e treinamento regenerativo.

O instrutor físico da FIFA, Cristian Rosen, em parceria com os instrutores nacionais, Paulo Camello e Dionísio Domingos, comandou as atividades físicas com planificações, compromissos para a área, as conclusões do curso e entrega dos certificados emitidos pela FIFA aos seguintes aprovados: 

Roseane Amorim da Silva-AC; Eliane da Costa Lima-AL: Reginaldo Vasconcelos Noronha-AM; Francinete Barbosa Gibson-AP; Francisco José de Sousa Soares-CE; Lucas Cançado Monteiro-DF; Luiz Carlos Salvadeu-ES; Gustavo Ferreira de Almeida-GO; Carlos Augusto Alves Pereira-MA; Mario do Carmo Torres-MS; Marcio Anizio de Almeida-MT; Abelardo Neves Costa-PA; Aurélio de Oliveira Folha-PB; Jailton Januário dos Santos-PE; Edmilson Timóteo da Silva-PI; Mauro Ricetti-PR; Paulo Roberto da Silva Barroso-RJ; Edivaldo Pereira da Silva-RR; Cláudio Humberto do Nascimento-RS; Jolmerson de Carvalho-SC; Francisco Antônio Brás Morgado-SP; e, Alfredo Sosa Zamora-TO.


Ao mesmo tempo, os instrutores técnicos, sob a liderança de Oscar Julian Ruiz, discutiram, entre outros, os seguintes tópicos: metodologia de ensino; a otimização de processos de aprendizagem e de ensino; análise de situações de jogo: falta / não falta, descuidado, imprudente, uso excessivo da força; faltas táticas, mãos, simulação; fixadores; fora de jogo, gerenciamento de jogo, arbitragem técnica, entre outros. análise de vídeo principal e aplicação dos módulos de aprendizagem para os árbitros.

Participam do presente curso:

Abel Barrozo Sobrinho/SP; Alexandre Lourenco Barreto/RS; Almir Belarmino Caetano/RO; Ana Paula Silva de Oliveira/SP; Anderson Carlos Goncalves/PR; Carlos Donizetti Pianosqui/SP; Edilson Frasão Pereira/TO; Erick Bartolomeu Antas e Silva Bandeira/PE; Gean Carlos M. de Oliveira/RR; Gelson Pimentel Rodrigues/ES; Hércules Martins da Silva/AL; Jose Alexandre Barbosa Lima/RJ; Jose Carlos Dias Passos/PR; José Siplak Neto/MT; Jose Steifel Araújo/PI; Josemir Raulino de Amorim/AC; Josimar Souza de Almeida/AC; Juliano Lopes Lobato/MG; Júlio Cesar Motta/GO; Kleber Moradillo da Silva/BA; Manoel Paixao dos Santos/MS; Manoel Sidney B. de Aguiar/CE; Marcelo Bispo Nunes Filho/MA; Marco Antonio Martins/SC; Miguel Felix de Oliveira/PB; Orlando Carlos dos Santos/AP; Paulo Jorge Alves/RJ; Raimundo Nonato Lopo de Abreu/DF; Reinaldo Gomes de Paula/RN; Salmo Valentim/PE; Sergio Cristiano Nascimento/RJ; Vayran Da Silva Rosa/SC; Vicente de Paula da Silva Moraes/GO; e, Vladimir Pessoa Bastos/AM.

O evento foi organizado pelo Departamento de Arbitragem da CBF sob comando de Sérgio Corrêa da Silva com apoio de Antonio Pereira e Nilson de Souza Monção.

Mentor e idealizador do evento, Sérgio Corrêa relatou os detalhes, o custo elevado e as dificuldades para a realização de um evento tão grandioso como este, mas fez questão de ressaltar que as dificuldades serão amplamente recompensadas no futuro com o ganho na melhoria do nível dos participantes que poderão repassar as novas técnicas e os novos ensinamentos para os árbitros dos seus estados. 

Ouça abaixo o que disse Sérgio Corrêa. 


Encerrando oficialmente o evento, o presidente do Comitê de Arbitragem da Conmebol, Carlos Alarcon Rios, agradeceu a todos e disse não recordar de ter havido curso dessa magnitude, com psicólogos, preparadores físicos, técnicos e um amplo Staff de apoio parabenizando Sérgio Corrêa que segundo ele, foi o idealizador e principal responsável pela organização do evento. Alarcon também disse que os trabalhos realizados durante a semana serviram para que todos aprendessem, inclusive ele e os instrutores que ministraram o curso.

Alarcon lembrou também que duas vagas de árbitro FIFA serão abertas no país em 2015 e que os instrutores tem obrigação de ajudar na escolha dos melhores nomes e ressaltou que uma terceira vaga pode se abrir, pois existe a possibilidade de Sandro Meira Ricci se aposentar após a Copa do Mundo.

Veja o vídeo abaixo.



Agradecimentos: 

Quero agradecer Sérgio Corrêa e Carolina Colman Mc Leod que gentilmente permitiram a minha participação no evento. Antes do curso pedi autorização à CBF, mas como não tive uma resposta, resolvi arriscar assim mesmo me deslocando de São Paulo até Campos do Jordão para cobrir o evento. O pior cenário que podia acontecer era bater com a cara na parede e retornar com as mãos abanando, mas felizmente fui bem recebido por todos e minha participação foi bastante aproveitável, pois pude ver de perto o trabalho incansável que a CBF vem realizando para qualificar aqueles que serão os responsáveis pela formação, treinamentos e reciclagem dos árbitros.

Quero agradecer também a Nilson de Souza Monção que se colocou a disposição e sempre solicito quando necessário. O mesmo agradecimento vai para Marco Martins e Salmo Valentim da ANAF que presentes no evento fizeram de tudo dentro de suas possibilidades para que meu trabalho fosse feito da melhor maneira possível.

Quero destacar a brilhante participação de Oscar Ruiz que com seus conhecimentos e a didática apurada combinada com uma oratória irretocável foi o grande responsável pelo sucesso e brilhantismo do evento. Ruiz é duro e incisivo nas suas palestras como era dentro de campo, mas sabe aliar como ninguém a ternura e o bom humor tornando suas aulas alegres e fonte do saber.

Frase: "A gratidão da maioria dos homens não passa de um desejo secreto de receber maiores favores". (François La Rochefoucauld)

Veja abaixo algumas fotos do evento.


















Nenhum comentário: