Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

As incoerências de Aristeu Tavares e os prováveis novos aspirantes FIFA

Carioca Wagner Nascimento Magalhães toma rasteira da CONAF e fica de fora dos testes de Goiás. Paulista Guilherme Ceretta de Lima pode ser substituído no quadro de aspirantes FIFA por Raphael Claus.

A Comissão de Arbitragem da CBF marcou treinamentos para árbitros e assistentes FIFA, aspirantes FIFA, especiais e promissores para o inicio da próxima semana. Os trabalhos serão realizados entre os dias 18, 19, 20, 21 e 22 de fevereiro, em Goiânia-GO e o temível teste físico padrão FIFA fará parte das atividades.

Não se sabe o porquê, mais toda a patota da CBF estará presente no evento, serão vários caciques para cuidar de poucos índios (42 no total). Entre eles Sérgio Corrêa, Aristeu Leonardo Tavares (foto acima), Antonio Pereira da Silva, Nilson de Souza Monção, Sálvio Spinola Fagundes Filho, Roberto Braatz, Paulo Camello, Marta Magalhães e Cláudio Freitas. Desta vez, o odiado ex-secretário Dionísio Domingos não estará presente para felicidades dos árbitros que não terão que agüentar seu mau humor, sua arrogância e os seus métodos ultrapassados que utiliza nos seus treinamentos físicos.

Tive acesso (sonegado pela CA-CBF) a lista de árbitros, assistentes e árbitros e assistentes convidados para os treinamentos (abaixo). Entre os árbitros convidados do CBF-1, a lista sinaliza o que pretende a comissão de arbitragem da CBF para futuras promoções e substituições no quadro de aspirantes FIFA. Foram convidados quatro árbitros CBF-1 e pelo critério da própria CBF, os árbitros melhores colocados do ultimo ranking deveriam ser chamados desde que estivessem dentro do limite de idade para ingressarem ao quadro de ASP-FIFA.


Com a promoção do candango Wilton Pereira Sampaio para o quadro da FIFA e com a promoção irregular segundos os doumentos da CA-CBF do Paraense Dewson Fernando Freitas da Silva que veio direto do CBF-2 para o quadro, atualmente o número de aspirante FIFA está em sete árbitros em um total de 10 vagas, ou seja, tem três vagas para serem preenchidas. Se o regulamento for cumprido à risca, neste grupo de Goiânia estará os próximos apitadores a serem promovidos aspirantes FIFA. Segundo ainda o regulamento, as mudanças podem ser realizadas em janeiro, maio e agosto, mas lembro que o regulamento pode ser mudado a qualquer momento como já foi em agosto de 2012, para isso, basta que o ditador de plantão queira e conforme sua vontade, supostamente para beneficiar como teria sido a promoção pra lá de suspeita do carioca Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa que foi promovido também de CBF-2 à aspirante FIFA e depois para assistente FIFA em oito dias conforme amplamente divulgada na imprensa nacional.

Deixando de lado os desrespeitos praticados contra os regulamentos e analisando os 10 primeiros nomes dos árbitros e dos assistentes do novo ranking da CBF criado no final de 2012 pela nova comissão, fica fácil verificar que os estados que mais foram agraciados com a nova comissão foram o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, que tiveram aumentados suas parcelas entre os árbitros melhores ranqueados. Pela mexida na relação e com as mudanças de posições dos apitadores (veja abaixo a lista dos 53 primeiros colocados), supostamente teria sido materializado o desejo do líder das Federações rebeldes, o carioca Rubens Lopes de agradar seu companheiro de luta e presidente da Federação do Rio Grande do Sul, Francisco Noveletto, pois como foi amplamente divulgado na imprensa, ambos, através das federações rebeldes lutaram pela cadeira do Presidente José Maria Marin e depois pelo cargo de vice-presidente da CBF conferido a Marco Polo Del Nero.


Como se não bastasse à maioria dos árbitros melhores ranqueados serem das federações ditas rebeldes, verifiquei a listagem dos árbitros que disputarão uma vaga de aspirante FIFA e constatei que é grande a vantagem que Rubens Lopes e seus aliados levam contra o Marco Polo Del Nero.

Para provar o suposto favorecimento, uso como exemplo o árbitro carioca Grazianni Maciel Rocha (foto abaixo) que estará em Goiânia – ele tem qualidades como apitador, isso não discuto - Graziznni que é morador de uma quitinete no Leblon e personal trainer em uma academia do mesmo bairro, segundo informações, é amigo pessoal do árbitro Péricles Bassols que por sua vez e supostamente teria muita influencia nas decisões de Aristeu Leonardo Tavares, seu amigo de longa data. O que faz deduzir que o lado interpessoal teria supostamente pesado mais forte do que o profissional, pois dando uma rápida conferida no Ranking da CBF, verifiquei que somente no Rio de Janeiro não foi respeitado o ranking da CBF em relação aos árbitros que foram convidados para os treinamentos a serem realizados em Goiás. Grazianni Maciel estreou em 2012 na série A do brasileiro tendo feito apenas tres jogos e outros 12 distribuidos, sendo 7 na B, 2 na C e 3 na série D. Já Wagner Magalhaes fez 19, sendo 9 na A, 9 na B e 1 na série C.


Para reforçar meus argumentos, cito que pelo ranking, o 3º colocado é Raphael Claus de São Paulo, ele é o melhor do seu estado e foi convocado para os treinamentos de Goiânia. Anderson Daronco do Rio Grande do Sul é o 5º do ranking e o melhor do seu estado e também estará em Goiânia. Rodrigo Batista Raposo do Distrito Federal é o 15º do ranking, o melhor do seu estado, também garantido em Goiânia.


Já no Rio de Janeiro, como já citei, o critério pessoal parece que falou mais alto do que o regulamento, pois coronel do apito teria deixado de lado a razão e usado a emoção para convocar Grazianni Maciel Rocha que ocupa o 13º lugar do ranking nacional sendo o 2º melhor do seu estado, deixando de fora Vagner Magalhães (foto acima) o 2° no nacional e 1º carioca no ranking da CBF. Fica assim evidenciada a falta de critérios e de argumentos técnicos para a não convocação de Wagner Nascimento Magalhães.

Analisando melhor o ranking CBF-1, noto que Wagner Magalhães é o segundo melhor ranqueado do Brasil, mas se levarmos em consideração o limite de idade para compor o quadro de aspirante FIFA, ele será o primeiro, pois o primeiro, o gaúcho Fabrício Neves, não tem mais idade para ser promovido à aspirante FIFA. Portanto, afirmo mais uma vez que se fosse respeitado o regulamento, ele deveria ser o convidado para os testes de Goiânia e não Grazianni Maciel Rocha.

Aqui não cabe discutir as qualidades dos árbitros, para mim é indiferente quem vai ou deixa de ir, desde que as determinações sejam respeitadas e o regulamento e o ranking estão aí para isso, e é baseado nesses documentos que escrevo este post.

Ameaças

Não tenho nada de pessoal contra A ou contra B e nem tão pouco contra o Coronel do apito (Aristeu Tavares). Já fui informado por um membro da CA-CBF que o mesmo esta poropenso a mover processo judicial contra mim, contra este Blog e contra o Apitonacional e só estaria esperando um melhor momento para isso.

Fico triste e preocupado não com a ameaça, mesmo sabendo que ele é muito influente no meio juridico carioca, pois esta não é a primeira e nem será a ultima ameaça e sim por ser testeunha da mudança de compoertamento de um homem honrado que viveu sua vida inteira defendendo as leis e agora da sinal que pode se voltar a qualquer momento contra quem simplesmente quer que a lei seja respeitada e cumprida. Vale frisar que essa pessoa (eu) tinha a admiração e o respeito pelo trabalho desenvolvido pelo Coronel do apito até pouco tempo atrás segundo suas próprias palavras (veja trechos de alguns e-mails ao lado).

Não calarei sob ameaças, não posso ficar calado e deixar que desrespeitem os regulamentos e as leis, ou que as mude conforme vontade pessoal que supostamente teria sido para beneficiar amigos na ultima vez que isso ocorreu conforme matérias e documentos publicados na imprensa nacional.

A arbitragem evoluiu muito ultimamente, sobretudo na parte documental. Hoje ela tem diretrizes e regulamentos que dão ou deveriam dar segurança para quem nela atua. Hoje, felizmente, mudanças repentinas e sem base legal podem ser questionadas na justiça desportiva e até mesmo na justiça comum. Ultimamente temos visto isso ocorrer em alguns estados da federação, os prejudicados cada vez mais estão procurando restabelecer seus direitos através da justiça, pois o que está escrito não pode ser mudado conforme vontade de uma pessoa e nem por critérios supostamente pessoal.

Se estiver errado, então deixo três perguntas:

1 - Para que serve o ranking?

2 - Porque é usado para uns e não é usado para outros?

3 - Porque as mudanças de forma repentina sendo que levou tanto tempo para ser elaborado?

Suponho que o ranking criado em 2008 foi para regular e beneficiar por direito aquele que acumula pontos pelos critérios estabelecidos durante os anos com atuações no campo de jogo, na parte física e na parte teórica. Pela posição que ocupa, Vagner Magalhães teria o direito de ser indicado para os treinamentos e se qualificar na lista que definirá os próximos aspirantes FIFA.

Sendo assim e baseado no acima exposto e no regulamento da CBF, posso afirmar que mais uma vez que a Conaf cometeu uma arbitrariedade ao ignorar o ranking de árbitros ao convidar Grazianni Maciel Rocha para teste em Goiânia, deixando o carioca mais bem colocado na CNA, Wagner Nascimento Magalhães de fora.

Sai Ceretta entra Claus?

Outra ausência sentida na lista é a do paulista e já aspirante FIFA Guilherme Ceretta de Lima. Fui informado que o modelo de Votorantim - pepita dos olhos do ex-chefe do apito brasileiro Sérgio Corrêa e que foi promovido aspirante contra a vontade de Arthur Alves Junior - pediu dispensa devido a compromissos de modelo. Na ocasião dos treinamentos de Goiânia, o bonitão do apito deverá estar dando a graça de sua beleza e arrogância em outras passarelas que não seja em um gramado. Em 2012 Ceretta apitou apenas seis partidas da série A do brasileiro e dessas seis, quatro foram em confronto local e desde que o coronel do apito assumiu a Conaf, ele trabalhou em apenas duas partidas e uma delas foi entre times de São Paulo.


Com o pedido de dispensa, por não ter a simpatia do chefe do apito e com o surgimento de Raphael Claus (foto acima), periga o escudo de aspirante FIFA mudar de peito, ele pode sair de Votorantim e ir parar Santa Barbara D'Oeste e aqui ganhará a arbitragem, pois além de ser infinitamente melhor árbitro do que Ceretta, inclusive já tendo sido melhor árbitro de um campeonato paulista (2011), Raphael Claus é um bom moço e esta recuperando terreno perdido quando chegou atrasado a uma partida da série D do Brasileiro de 2011 (São Mateus-ES 1x1 Villa Nova-MG).

Se isso ocorrer, o coronel do apito que de uma hora para outra supostamente teria virado ditador, sinaliza querer apaziguar os ânimos com São Paulo, que estaria muito contrariada com a queda nas escalas. Tiraria uma pedra no sapato da CEAF paulista, pois nem eles aguentam o estrelismo de Ceretta e colocaria um bom moço com um enorme potencial para se tornar FIFA muito rapidamente.

Mas essas mudanças que podem ocorrer, demonstraria que a Conaf mais parece uma repartição pública, aonde os jeitinhos e as amizades, supostamente fazem com que as coisas andem de maneira não  tão convencional e dentro das leis.

Confira abaixo os prováveis novos aspirantes FIFA:

Árbitros:

Rafael Claus - SP, o "Ratão", como é carinhosamente chamado pelos amigos íntimos tem 33 anos, é o 3º do ranking da CBF, formou-se árbitro em 2002, é professor de educação física, natural de Santa Barbara D’oeste/SP. Foi jogador de futebol tendo atuado nas categoria de base do União Barbarense. Em 2011 foi eleito o melhor árbitro do campeonato paulista tendo embolsado 100 mil reais de premiação. Estreou na série A do Brasileiro em 2012 na partida Palmeiras x Portuguesa.


Grazianni Maciel Rocha - RJ, nasceu em 17/12/1982, é professor de educação física, natural de Cruzília-MG tendo se formado árbitro em 2007. É o 13º do ranking da CBF, estreou em 2012 na série A do brasileiro (Atlético Goianiense 1x1 Portuguesa) tendo feito 15 jogos no total, sendo 3 na série A, 7 na série B, 2 na série C e 3 na serie D.




Anderson Daronco - RS, nasceu no dia 05/01/1981, trabalha na prefeitura, é natural de Santa Maria-RS, formado em educação física, formou-se árbitro em 1999. É o 5º no ranking da CBF, estreou em 2008 na série B do brasileiro (Ponte Preta x Paraná). Em 2011 estreou na serie A (Ceara 2x3 santos). Faz parte dos árbitros promissores da CBF. Em 2012 atuou em 6 partidas da série A, 9 da serie B, 1 da série C, 2 da série D e 1 da Copa do Brasil.

Rodrigo Batista Raposo - DF, é de Brasília, nasceu no dia 22/07/1979, formou-se árbitro em 2005, é o 15º no ranking da CBF. Servidor publico distrital e trabalha de analista de planejamento. Entrou na CBF em 2009, estreou na serie A do brasileiro em 2012 (Coritiba 3x0 Figueirense). Trabalhou ainda em 2012 em cinco partidas da série B, três da Série C, sete da Série D e uma da Copa do Brasil.



Assistentes:

Ramires Santos Candido - ES, é de Colatina-ES, nasceu em 09/09/1985, formou-se árbitro em 2004, é 16º no ranking da CBF, entrou para o quadro da CBF em 2011. Em 2012 estreou na serie A do brasileiro (Atlético-MG 1x0 Coritiba) e trabalhou em 13 partidas da serie B, 8 da serie C e 1 da Copa do Brasil.




Paulo Cesar Silva Faria - MT, é de Cuiabá, nasceu no dia 27/07/1982, agente de proteção. Formou-se árbitro em 2005 e é o 11º do ranking da CBF. Estreou na série A do brasileiro em 2012 (Corinthians 2x1 Náutico). Ao todo foram 7 jogos pela série A, 7 pela B, 2 pela C, 5 pela e 1 pela Copa do Brasil.




Rafael da Silva Alves - RS - Nasceu no dia 07/10/1982, é de Porto Alegre, 4º no ranking da CBF. Formou-se árbitro em 2006, é agente de proteção. Estreou na série A do brasileiro em 2011 (Coritiba 0x0 Bahia). Em 2012 trabalhou em 10 partidas da série A, 9 da série B e 2 da Copa do Brasil.




Bruno Salgado Rizo - SP. É de São Paulo, nasceu no dia 28/03/1988. Trabalha na oficina mecânica da Família (RizoCar). Formou-se árbitro em 2006, é o 5º do ranking da CBF.  Estreou na série A do brasileiro em 2012 (Atlético Goianiense 1x4 Fluminense) tendo trabalhado em 10 partidas da série A, 7 na B, 1 na C, 1 na D e 2 na Copa do Brasil.



Frase: "Boas pessoas não precisam de leis para obrigá-las a agir responsavelmente, enquanto as pessoas ruins encontrarão um modo de contornar as leis". (Platão)

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha de verdade nao sei de onde voces tiram estas coisas... Guilherme Cereta e um otimo arbitro e merece o escudo de aspirante. ele e um otimo arbitro..

Anônimo disse...

Força AN, Força Marçal, não se intimide com ameaças de ninguém e coronel é lá no quartel na cbf é aristeu e ponto final. além do mais tudo o que você escreveu é a mais pura verdade.