Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Árbitros de São Paulo, chegou a hora de mostrar a cara!

Safesp realizará assembléia com os associados na próxima sexta feira (27), árbitros que reclamam nos bastidores deveriam aproveitar a oportunidade para cobrar mudanças.

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Safesp), estará realizando assembléia geral com os associados na próxima sexta feira (27) na sua sede no bairro da Barra funda em São Paulo. O apitonacional e o Blog do Marçal já solicitou permissão para Arthur Alves Junior para cobrir o evento. Como a entidade é transparente e não tem nada para esconder (eu acho), minha participação deverá ser permitida.

Na assembléia, serão deliberados vários assuntos, entre eles o relatório da reforma física na sede social, apresentação do relatório da festa de final do ano de 2011, relatório das atividades da academia e analise e Julgamento de sua existência, relatório sobre a construção do novo site do SAFESP, contribuição de 2% no repasse das taxas da Federação Paulista de Futebol pelos Associados federados, contribuição de 5% no repasse de todas as taxas administradas nos campeonatos, torneios e amistosos, apreciação, votação e deliberação do reajuste da anuidade para 2012.

Também haverá deliberação sobre "outros" assuntos de interesse geral. O Blog do Marçal aproveita e sugere que entre esses "outros" assuntos estejam: Sorteio com 30 árbitros por parte da FPF.

Explico a seguir a sugestão. O sorteio com 30 árbitros por parte da FPF é bonito mas vem gerando reclamações pelos corredores da arbitragem paulista. Alguns absurdos ocorreram desde a implantação deste modelo de sorteio, só para ter uma noção, em 19 rodadas o representante da arbitragem brasileira na copa do mundo, Wilson Luiz Seneme só apitou em seis, já Paulo César de Oliveira que também esteve pré-selecionado, só apitou em cinco delas e seu irmão, Luiz Flavio só apitou em quatro rodadas. Este é o momento para mudar ou pelo menos pensar adiante e buscar mudanças para 2013, é hora dos apitadores marcarem posição, hora de deixar claro que não estão lá só para dizerem amém a tudo.

Esta é uma grande oportunidade de colocar o assunto em pauta e cobrar mudanças, pois terá a presença de um membro da Comissão de Arbitragem (Arthur Alves Junior). Depois, não adianta reclamar, não adianta mandar e-mail para este que vos escreve se quando são convocados para participar e decidir, não aparecerem com medo de sofrerem represalias.

Associado, árbitro em geral, mais uma vez eu digo, não adianta reclamar se não participar e cobrar mudanças. Os dirigentes, inclusive quem vocês elegeram, querem vocês longe e com a boca fechada que é melhor ainda. Se quiserem mudar alguma coisa, a hora é essa, participe!

Esta Assembléia deveria ser um marco. Os árbitros da FIFA, os aspirantes, deveriam tomar frente, eles têm ou deveriam ter legitimidade para isso, mas eu sei e você que me lê sabe que todos vão preferir ficar no anonimato e não se exporem. Depois, aquele que não participar estará proibido de reclamar nas viagens e olha que essas reclamações sempre vazam.

Chegou à hora de mostrar a cara! Parodiando a frase de John F. Kennedy - Ex- Presidente dos Estados Unidos da América "Não pergunte o que a arbitragem pode fazer por você, mas o que você pode fazer pela arbitragem!"

Publico este post na esperança que tenha perto de 300 árbitros na assembléia que é a quantidade de associados do sindicato, bem longe dos cinco mil como Arthur disse na posse que faria alcançar. Mas duvido que a haja uma grande presença e aposto que não passara de alguns gatos pingados!
Obs. Cobrindo ou não a assembléia, depois eu conto como foi. Até lá!

Frase: "O segredo é aliado da corrupção". (Ministro Waldir Pires).

terça-feira, 10 de abril de 2012

ANAF informa erradamente que CBF adotará reivindicações da entidade no próximo Campeonato Brasileiro

A ANAF divulgou em seu site que a utilização do ponto eletrônico pelos árbitros e a utilização do árbitro adicional atrás do gol no campeonato Brasileiro que se inicia no dia 19 de maio como sendo uma vitoria da entidade.

Na verdade, isso não ocorreu, essas duas medidas (ponto eletrônico e árbitros adicionais) passaram longe de serem por causa do pedido da ANAF no final do ano passado em reunião com o então ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. Elas foram mais para acalmar os revoltosos dirigentes de clubes que pressionam a CBF por uma melhora na arbitragem. O atual presidente José Maria Marin recorreu à medidas já adotadas em São Paulo para ganhar tempo e acalmar os dirigentes.

No encontro do final do ano dos representantes da ANAF com Ricardo Teixeira, que contou com a presença do chefe da arbitragem Brasileira, Sérgio Corrêa, foram feitas varias reivindicações, entre elas, a autorização para comercialização dos espaços publicitários nos uniformes dos árbitros, a ampliação de dez para 15 o número de árbitros aspirantes FIFA (árbitros e assistentes), inclusão dos assistentes nos melhores do Brasileirão 2012, o Aumento das taxas dos Árbitros e Assistentes pelo IGPM e o aumento no valor das diárias em todas as séries do Brasileirão 2012.

Segundo apurei, o atual presidente Maria Marin, nem tomou conhecimento ainda destas reivindicações e várias delas não poderiam mais ser adotadas, até mesmo porque já houve deliberação sobre o assunto. O espaço publicitário nas camisas dos árbitros, já foi comercializado com a empresa Penalty que subloca o espaço como atravessador e segundo informações, os valores seriam de dois milhões de reais que seriam revertidos na sua totalidade a CBF. A ampliação de 10 para 15 árbitros aspirante FIFA, ampliação que nunca contou com a simpatia de Sérgio Corrêa, também já foi ratificada em 10 aspirantes com a divulgação da lista na semana passada.

As demais reivindicações, ou seja, a inclusão dos assistentes na lista dos melhores do campeonato e os aumentos das taxas e das diárias, são feitas anualmente e só foram inclusas nas reivindicações para servirem de elementos de barganha em uma possível negociação.

Todos que acompanham este Blog, sabem que apóio o trabalho incansável da diretoria da ANAF em busca de melhorias na arbitragem em geral, mas pegar carona e tirar proveito de uma situação não é o melhor caminho. A atitude de Maria Marin pegou a todos de surpresa e ninguém sabia de antemão que as duas medidas seriam adotadas. Então, pelo exposto acima, publicar no site da entidade que as medidas serão adotadas em virtude das reivindicações feitas é desmerecer a inteligência das pessoas além de ser de mau gosto e sem propósito algum. Os dirigentes da ANAF tiraram proveito da situação e da desinformação geral para pegar carona e contabilizar como sua, uma vitória alheia. Esses dirigentes, perderam a chance de ficarem quietos!

Frase: “Apesar de todos os medos, escolho a ousadia”

terça-feira, 3 de abril de 2012

Denúncia aponta que árbitros sem pré-requisitos são indicados para compor quadro da CBF em Alagoas

Mas uma vez volto a falar da arbitragem alagoana, gostaria de falar bem, mas não consigo, as informações que chegam deste maravilhoso e distante estado não são das melhores e olha que a arbitragem dentro de campo no campeonato regional deste ano com algumas ressalvas, esta dentro da normalidade. Já fora dele...

Escudo FIFA desprestigiado pela FAF

Desde que Francisco Carlos do Nascimento foi confirmado como árbitro FIFA, seu prestigio caiu vertiginosamente. Primeiramente, a FAF e o presidente da CEAF, mostraram um amadorismo de principiante neste caso, pois brigaram tanto pelo escudo, fizeram coisas que até Deus duvida e desprestigiaram o escudo quando contrataram árbitros de outros estados para apitar as duas partidas da final do primeiro turno do campeonato alagoano.
Fosse em qualquer outro estado, o escudo teria sido tratado como merece, fariam uma festa e colocariam nos jogos finais do campeonato mostrando a importância que tem para o estado. Mas em Alagoas tudo é diferente, basta um clube qualquer bater o pé para o presidente da CEAF jogar as responsabilidades nas costas dos outros. Mas uma vez ficou provado que Hércules Martins não tem autonomia no cargo e nem coragem para tomar suas próprias decisões.

Mas as coisas podem mudar muito rapidamente, como Alagoas não esta dando o valor merecido ao escudo, outros estados darão e já pode ser no próximo ano. Fui informado por uma fonte muito próxima a Francisco Carlos do Nascimento, que ele recebeu um convite para mudar de Federação em 2013. Posso adiantar que o estado é do nordeste brasileiro, com representatividade a nível nacional bem maior do que Alagoas, entrei em contato com um dirigente desta Federação e o mesmo confirmou o convite.

Nova denúncia



Voltando para os desmandos de Alagoas, principalmente os praticados fora de campo, recebi mais uma denúncia deste estado, desta vez a denuncia indica que os dois árbitros aspirantes indicados pela CEAF/AL para compor o quadro da CBF em Alagoas - José Ricardo Laranjeiras e José Reinaldo Figueiredo - não cumprem um dos pré-requisitos básicos exigidos pela CBF, que é o da conclusão do terceiro grau (Diploma) para os com idade superior a 25 anos.

Vejam abaixo trecho do Ofício 007/12 expedido pela CA-CBF com atenção ao item 2.2.2:

Aprofundei as investigações e descobri que ambos já ultrapassaram a idade limite de estarem cursando, que seria até 25 anos, e de acordo com as investigações, o primeiro, José Ricardo Laranjeiras, nasceu no 28/04/1985 – 27 anos neste mês, ele só terminara o terceiro grau no final de 2012, ainda faltando 02 períodos a serem cursados. Já o segundo, José Reinaldo Figueiredo, nasceu no dia 12/06/1984 - 28 anos daqui a dois meses, apesar de faltar poucas disciplinas para ser concluídas, de acordo com minha fonte, o mesmo não estaria mais freqüentando a faculdade, e que sua matricula estaria trancada desde o ano passado.

Fui procurar mais indícios e obtive a informações, que ambos teriam entregados na CEAF/AL declarações que ainda estão cursando, e que se formarão no final do ano. Vale informar que essas declarações não são válidas como diplomas, pois eles podem assim que entrarem no quadro, abandonar a faculdade deixando assim de concluir os seus cursos.

Segundo minha fonte, em 2011, Ricardo Laranjeiras estava na mesma situação de hoje e foi preterido por Josevaldo Bisarria, mesmo este sem a mesma capacidade técnica e experiência do concorrente. Só que Bisarria cumpria todos os pré-requisitos diferentemente de Laranjeiras que como agora, naquela ocasião não possuia.

Agora é o inverso, os dois indicados não cumprem os pré-requisitos, se a CEAF quisesse realmente cumprir as determinações, tem árbitros para isso, que são mais novos, que já atuaram no mínimo um ano na 1ª Divisão, Ex. Marcus André de Melo, Rafael Bruno de Lima e Rafael Carlos Salgueiro.

Veja o ranking alagoano abaixo e observe que os citados que não foram indicados fazem parte do quadro A2 assim como o José Reinaldo Figueiredo. O quadro A1 e A2 são os que atuam no profissional.

FEDERAÇÃO ALAGOANA DE FUTEBOL - COMISSÃO ESTADUAL DE ARBITRAGEM

QUADRO A

ÁRBITROS - A1 Pontuação

01 Francisco Carlos Nascimento 11,45

02 George Alves Feitoza 11,39

03 Charles Hebert Cavalcante Ferreira 11,27

04 Mário Sérgio Bancilon 11,26

05 José Ricardo Laranjeira 11,06

06 Flávio Feijó de Omena 10,64

07 Josevaldo Bisarria de Melo 10,28

08 Sílvio Acioli dos Santos 9,97

ÁRBITROS - A2 TOTAL

08 Cláudio Roberto Vilela 10,00

09 José Reinaldo Figueiredo 9,85

10 Marcus André de Melo 9,63

11 Rafael Bruno Lima 9,45

12 Rafael Carlos Salgueiro 7,80

Com a palavra a CEAF/AL presidida por Hércules Martins que os indicou mesmo sem estes estarem devidamente formados. Também cabe a CA-CBF, dar uma conferida mais detalhada nos referidos documentos recebidos para que seja garantida a legalidade e o respeito aos regulamentos da entidade.

Para embasar melhor a denuncia, observem na lista abaixo, referente aos novos indicados, com atenção especial ao assistente Lennon Mccartney que é o único que aparece na relação com pendências ao lado do seu nome, onde a fonte informa que ele já possui o diploma do terceiro grau. Então a pergunta que fica é quais pendências seriam essas? E porque ao lado dos nomes dos árbitros José Ricardo Laranjeira e José Reinaldo Figueiredo, também não constam entre parênteses que os mesmos estão pendentes?



E tudo isso, logo agora que a CBF aumentou o número de árbitros e assistentes em alguns estados, em Alagoas abriram mais três vagas, duas para árbitros e uma para assistente. Até 2011, o estado contava com quatro árbitros e oito assistentes, totalizando 12 árbitros.

Confira as novas vagas no quadro abaixo:



Assessores de arbitragem em Alagoas, a novela continua

Outro fato que chama a atenção é a situação dos assessores alagoanos, desde 2011, a CA-CBF disponibiliza 03 vagas para Assessores (os antigos observadores), no ano passado tive acesso a uma entrevista dada pelo Presidente da CEAF Hércules Martins, onde o mesmo explicava o porquê da não indicação do Secretario da CEAF/AL e Ex-árbitro da CBF Fernando Rogério, para completar as três vagas que Alagoas teria direito. Segundo Hércules disse na entrevista, a vaga era de indicação do Presidente Gustavo Feijó e que só ele poderia indicar. Para minha surpresa, no ofício 014/12 não apareceu novamente o nome de Fernando Rogério e como é do conhecimento de todos, este ano, Alagoas terá duas equipes na série B, com um aumento bastante significativo no número de jogos a serem observados. Para fazer essa indagação, tomo como exemplo (veja documento abaixo), o estado do ACRE, onde serão três Assessores, sendo que lá não existe nem a metade dos jogos que existirão em Alagoas para ser assessorada.




Procurei saber com os amigos da imprensa alagoana e quase todos foram unânimes em dizer que a carreira do Fernando Rogério foi bem mais destacada como árbitro do que a do Presidente da CEAF/AL Hércules Martins e seu Vice Alton Olímpio, que se a questão fosse técnica, o mesmo teria até maior respaldo para ser Assessor da CBF do que os colegas, tendo em vista o mesmo já terem atuado em vários jogos, inclusive da série A.


Explicações

Hércules Martins fala sobre as denúncias.

Claro que não sou o dono da verdade, sendo assim, como sempre faço, entrei em contato via e-mail com o presidente da comissão de arbitragem da Federação Alagoana, senhor Hércules Martins que tentou explicar as denuncias as quais publico abaixo.

----- Original Message -----

From: Hércules Martins

To: Apito Nacional

Sent: Tuesday, April 03, 2012 4:47 PM

Subject: RE: Denuncia

Caro Marçal boa tarde. As respostas das suas indagações estão em cada parágrafo baixo. Agradeço antecipadamente o contato com tempo para respostas, coisa que não era feita anteriormente.

Resp. Observar o item 2 do Ofício Circular nº 003/CA-CBF/12.

Esse documento refere-se, no item indicado, da impossibilidade do atendimento as exigências do 3º grau para árbitros novos . Portanto, o caso dos indicados (José Ricardo e José Reinaldo), ampara-se no ofício da CBF. Nos cabe sempre procurar engradecer nossos árbitros e consequentemente nosso quadro da Renaf, em especial, com o surgimento de duas novas vagas. Você acha que eu deveria perder duas vagas que surgiram ?, caso assim o fizesse não estaria nossa Comissão deixando passar a oportunidade de aumentar nosso quadro ?. Quanto a indicação dos Assessores é muito simples explicar e repito tudo de novo, quando esse quadro foi criado pelo Dr. Ricardo Teixeira e até hoje é assim, as indicações são prerrogativas dos Presidentes da Federações, e no nosso caso do Presidente Gustavo Feijó, eu não costume entrar na seara dos outros sem autorização, seria melhor que você mesmo entrasse em contato com o Presidente Gustavo e tenho certeza que ele responderia com a maior atenção. O Presidente Gustavo Feijó sempre valorizou a nossa arbitragem desde que assumiu a Federação e mudou a sua cara. Podemos dizer que a arbitragem alagoana teve dois momentos, um antes do Presidente Gustavo Feijó e outro depois, isso ninguém pode negar.

Por fim, como toda matéria tem o seu responsável, seria justo que o nome do denunciante fosse revelado para seja respeitado o Princípio da Transparência.

Forte abraço e à disposição.

CC: Alton Olímpio e Fernando Rogério

Hércules Martins.

Obs1: A circular 003 (abaixo) foi substituida pela 007 já publicada acima. Nas duas, o item mencionado 2.2.2 é claro quando diz que as condições são para árbitros com até 25 anos de idade, já ultrapassada pelos dois árbitros menciondos.

Obs2: Tenho a clara certeza que Hércules Martins praticou neste caso o "Se colar... colou!" Ele deve saber que esta cometendo uma iregularidade e para isso terá que contar mais uma vez com a conivencia de Sérgio Corrêa como aconteceu na matéria aqui publicada sobre o assessor taxista.


Obs.3: Não obtive os contatos dos árbitros José Ricardo Laranjeiras e José Reinaldo Figueiredo. O espaço esta aberto para os mesmos e outros citados na matéria.

Frase: "A verdade que fere é pior do que a mentira que consola". (Carlos A Baccelli)