Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Árbitros de São Paulo, chegou a hora de mostrar a cara!

Safesp realizará assembléia com os associados na próxima sexta feira (27), árbitros que reclamam nos bastidores deveriam aproveitar a oportunidade para cobrar mudanças.

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Safesp), estará realizando assembléia geral com os associados na próxima sexta feira (27) na sua sede no bairro da Barra funda em São Paulo. O apitonacional e o Blog do Marçal já solicitou permissão para Arthur Alves Junior para cobrir o evento. Como a entidade é transparente e não tem nada para esconder (eu acho), minha participação deverá ser permitida.

Na assembléia, serão deliberados vários assuntos, entre eles o relatório da reforma física na sede social, apresentação do relatório da festa de final do ano de 2011, relatório das atividades da academia e analise e Julgamento de sua existência, relatório sobre a construção do novo site do SAFESP, contribuição de 2% no repasse das taxas da Federação Paulista de Futebol pelos Associados federados, contribuição de 5% no repasse de todas as taxas administradas nos campeonatos, torneios e amistosos, apreciação, votação e deliberação do reajuste da anuidade para 2012.

Também haverá deliberação sobre "outros" assuntos de interesse geral. O Blog do Marçal aproveita e sugere que entre esses "outros" assuntos estejam: Sorteio com 30 árbitros por parte da FPF.

Explico a seguir a sugestão. O sorteio com 30 árbitros por parte da FPF é bonito mas vem gerando reclamações pelos corredores da arbitragem paulista. Alguns absurdos ocorreram desde a implantação deste modelo de sorteio, só para ter uma noção, em 19 rodadas o representante da arbitragem brasileira na copa do mundo, Wilson Luiz Seneme só apitou em seis, já Paulo César de Oliveira que também esteve pré-selecionado, só apitou em cinco delas e seu irmão, Luiz Flavio só apitou em quatro rodadas. Este é o momento para mudar ou pelo menos pensar adiante e buscar mudanças para 2013, é hora dos apitadores marcarem posição, hora de deixar claro que não estão lá só para dizerem amém a tudo.

Esta é uma grande oportunidade de colocar o assunto em pauta e cobrar mudanças, pois terá a presença de um membro da Comissão de Arbitragem (Arthur Alves Junior). Depois, não adianta reclamar, não adianta mandar e-mail para este que vos escreve se quando são convocados para participar e decidir, não aparecerem com medo de sofrerem represalias.

Associado, árbitro em geral, mais uma vez eu digo, não adianta reclamar se não participar e cobrar mudanças. Os dirigentes, inclusive quem vocês elegeram, querem vocês longe e com a boca fechada que é melhor ainda. Se quiserem mudar alguma coisa, a hora é essa, participe!

Esta Assembléia deveria ser um marco. Os árbitros da FIFA, os aspirantes, deveriam tomar frente, eles têm ou deveriam ter legitimidade para isso, mas eu sei e você que me lê sabe que todos vão preferir ficar no anonimato e não se exporem. Depois, aquele que não participar estará proibido de reclamar nas viagens e olha que essas reclamações sempre vazam.

Chegou à hora de mostrar a cara! Parodiando a frase de John F. Kennedy - Ex- Presidente dos Estados Unidos da América "Não pergunte o que a arbitragem pode fazer por você, mas o que você pode fazer pela arbitragem!"

Publico este post na esperança que tenha perto de 300 árbitros na assembléia que é a quantidade de associados do sindicato, bem longe dos cinco mil como Arthur disse na posse que faria alcançar. Mas duvido que a haja uma grande presença e aposto que não passara de alguns gatos pingados!
Obs. Cobrindo ou não a assembléia, depois eu conto como foi. Até lá!

Frase: "O segredo é aliado da corrupção". (Ministro Waldir Pires).

2 comentários:

Anônimo disse...

O Estatuto do Torcedor diz que é direito que os juizes sejam sorteados entre os previamente selecionados. Ao sortear juizes de outros estados que não fazem parte do quadro local não se está cometendo irregularidade? Acho que os sindicatos poderiam levar o caso aos tribunais. O juiz é da Federacao. Esta filiado e foi selecionado? Nunca ninguém falou sobre isto.

Anônimo disse...

A cooperativa reuniu seus cooperados para reduzir o valor do salário dos diretores, mas aumentou. O edital dizia o contrário, portanto acho que isto deveria ser analisado por um advogado ou pelo presidente. Até pode merecer, mas não se pode votar algo ao contrário, ou pode?