Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

Árbitro reprovado em teste físico da CBF apita primeira partida da final do Campeonato Alagoano

O Campeonato Alagoano deste ano iniciou a todo vapor, a pré-temporada no período de 13 a 18 de dezembro de 2010 encheu os olhos de todos. Com a participação dos Instrutores da FIFA Dionísio Roberto Domingos, Aristeu Leonardo e Milton Otaviano, os apitadores foram preparado para o estadual.

- “Será uma semana rica para que possamos ver de perto como nossa arbitragem vai ser preparada para o alagoano 2011. A arbitragem largou na frente para melhorar sua qualidade, a FAF investe mais a cada ano na arbitragem alagoana e vem colhendo seus frutos”, afirmou o confiante presidente da CEAF/AL, Hércules Martins.

Os apitadores foram preparados, os dirigentes, não! Logo no inicio do campeonato, surgiu à primeira polêmica causada por Hercules Martins, a direção do CSA emitiu um documento a FAF e CEAF-AL solicitando que o árbitro Francisco Carlos do Nascimento comandasse a partida contra o CRB. O pedido foi aceito e Chicão apitou o clássico.

Com o andar do campeonato e após as queixas dos clubes contra a arbitragem, em especial do CSA, o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Gustavo Feijó, anunciou no dia 14 de março que três dos principais árbitros de Alagoas estariam afastados (geladeira), por tempo indeterminado, do campeonato estadual. Foram afastados Charles Hebert, Flávio Feijó e Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão - esse último que teria deixado de dar um pênalti questionado pelo CSA na partida contra o Coruripe, quando o Azulão foi derrotado por 1x0.

O presidente da FAF alegou na época que os árbitros foram afastados não só por conta de erros da daquela rodada. “Afastamos para que isso mexa com a cabeça deles, e eles voltem a apitar como antes, porque eles são bons árbitros. Mas não podíamos compactuar com os erros e tomamos as medidas administrativas necessárias”, disse Gustavo Feijó.

O presidente da FAF, já prevendo o futuro não descartou a possibilidade de trazer árbitros de fora do Estado para as partidas das rodadas decisivas. “Por enquanto o quadro da arbitragem alagoana será suficiente, e não traremos árbitro de fora, embora não esteja descartado. Mas erros de árbitros existem em todos os Estados, não podíamos era ficar omissos”, declarou.

Nesse ínterim, Francisco Carlos foi sorteado para apitar decisão de turno no Ceará, após ter a escala confirmada pelos cearenses, foi surpreendido com um veto vindo diretamente da Federação alagoana, Hércules Martins se vingava assim do que para ele seria uma independência do árbitro criado carinhosamente por ele.

O previsto pelo presidente Feijó aconteceu na fase mais importante do campeonato onde vários árbitros de outros estados com qualidade duvidosa, igual ou pior que os que existem em Alagoas, foram importados para apitarem no alagoano.

Mas o cumulo da indecência e da imoralidade acontece nesta primeira partida da final do campeonato que acontece neste sábado dia 30 em Arapiraca. Pela total incompetência da comissão de árbitros de Alagoas, foi solicitado árbitro de outro estado sendo o sorteio realizado pela CBF e ficou definido que o paranaense Evandro Rogério Roman apitaria a partida. Como tem coisa que só acontece em Alagoas, Roman foi reprovado no teste físico da CBF ontem (28) à noite no Rio de Janeiro.

O mais provável e o que era de se esperar, que um outro sorteio fosse realizado e um novo árbitro fosse designado para a partida em substituição ao reprovado Roman, repetindo o ocrrido em 2008 quando se trocou o árbitro um dia antes por conta de denuncias do caso Madona. Até o presente momento, nenhuma providencia foi tomada para substituição do reprovado e não houve nenhum comunicado sobre o assunto. É uma vergonha que uma partida tão importante para um campeonato estadual seja manchada com a participação irregular de um árbitro que não esta habilitado fisicamente para dela fazer parte.

Existem centenas de árbitros disponíveis para esta partida e vergonhosamente não se sabe os motivos, apitará o menos preparado fisicamente. Esta final estará manchada para sempre, também o que esperar de uma comissão fraca, omissa, que persegue seus apitadores e pede ajuda de terceiros admitindo sua total incompetência.

Frase: "Não faça nenhuma coisa imoral por razões morais". (Thomas Hardy)

terça-feira, 19 de abril de 2011

COAF/FERJ divulga lista para sorteio dos árbitros da Semi e da Final da Taça Rio

A Comissão de Árbitros da Ferj divulgou a lista dos árbitros para o sorteio desta terça feira as 15:00 hs na sede da entidade das semifinais e da final da Taça Rio 2011.

Segundo uma fonte no Rio de Janeiro “Vai dar coluna 1 no sorteio”. Estamos afirmando isso às 12:30 hs de terça feira dia 19/04/2011. Três horas antes do sorteio.

Vamos aos fatos e argumentos para esta afirmação:

Na partida Flamengo e Fluminense disputam Péricles Basols e Gutemberg Fonseca (será que o Péricles perde mais uma para o Guto?), o Péricles não tem problema com os times mas o Gutemberg já teve problemas sérios com o Fluminense no jogo contra o Botafogo. Este foi o seu último clássico e jogo entre grandes, depois desta partida ficou suspenso e só apitou pequeno x pequeno (não deve levar o sorteio).

Veja que o melhor árbitro carioca no momento, Marcelo de Lima Henrique não apitou mais Grande x Pequeno na Taça Rio. Tudo para poupar o Gutemberg Fonseca no sentido de dizer que árbitro FIFA também faz pequeno x pequeno um turno inteiro e assim mascarar a punição imposta pelo Presidente da FERJ sobre o Gutemberg, quando proibiu o mesmo de apitar os jogos envolvendo times grande e principalmente os clássicos! 

Na partida Vasco e Olaria disputam Pathrice Maia e Wagner Magalhães, jogo sem grandes dificuldades, Wagner Magalhães apitou a semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo x Boa Vista (portanto está fora). Por outro lado, Pathrice Maia, a revelação carioca é o novo Xodó de Jorge Rabello, tem muita amizade com Messias José Pereira que é Membro da COAF, Presidente da COOPAFERJ e Secretário Geral do SAPERJ (segundo a Grosseira mudança de estatuto feita em 2009, ele deixou de ser vice-presidente, mas isso já está sendo discutido na Justiça) e ambos moram em Niterói.

Já o sorteio para a partida final será disputado entre Luis Antonio Silva Santos, o Índio e Rodrigo Nunes de Sá. O primeiro é experiente e goza de extremo prestígio com Jorge Rabello e toda a COAF-FERJ, fato este comprovado sendo de que em 2010 foi um dos que mais apitou na série B do carioca, campeonato em que subiram para a série A deste ano a Cabo-friense e o Nova Iguaçu. Este campeonato foi muito contestado pelos internautas do “Boca no Trombone” do site http://www.apitonacional.com.br/.

Neste campeonato de 2010, o Índio estranhamente não compareceu na partida em que a Portuguesa venceu o Angra dos Reis por 5 x 0. Nesta partida a Portuguesa teria que vencer com o placar mínimo de 4 gols de diferença para não cair para a Série C. A portuguesa estava tão mal das pernas que no seu primeiro jogo do grupo x ela perdeu para o Profute por 5 x 0 e chegou no último jogo precisando vencer por este placar. Como o Índio não apareceu, a partida foi arbitrada pelo quarto árbitro Rafael Martins de Sá.

O Índio apitou na 5ª, 4ª e 2ª rodada da 2ª fase, mesmo existindo mais de 40 árbitros no módulo profissional, porque escalar repetidamente o Índio, e com o detalhe que na reta final deste estadual sempre que era escalado, em seus jogos o observador era o contestado José Messias Pereira.

Já o árbitro Rodrigo Nunes de Sá, o outro concorrente a final, vem de uma queda vertiginosa na carreira, só aparecendo para o publico quando foi escalado ao lado de sua esposa Andréa Izaura Mafra Marcelino de Sá na partida Cabofriense e Flamengo, ele não apitou nenhum clássico neste campeonato e fez poucos jogos este ano, assim é estranho seu nome constar neste sorteio para uma final de Taça Rio e sendo ainda um provável clássico.

Como já disse, volto a afirmar: Provavelmente dará a coluna um no sorteio.

Obs. Com este post, as chances de Gutemberg Fonseca, Wagner Magalhães e André Sá, aumentam consideravelmente. A comissão tem duas saídas, ambas boas para meu post, se manter os planos, dara coluna um como estou afirmando. Ponto para mim. Se mudar os planos fazendo um sorteio como se deve e como o ministério publico espera, todos terão chances. Ponto para mim, esse é o objetivo deste post.

Veja que já houve problemas em sorteios neste ano inclusive na primeira rodada da série A. Tem um vídeo circulando no meio que mostra uma grande irregularidade nos sorteios e não podemos esquecer que o juiz Álvaro Henrique Teixeira de Almeida e o ministério público estão acompanhando as decisões dos dirigentes da arbitragem carioca, se bem que estes dirigentes estão até o presente momento dando gargalhadas dos nossos magistrados.

Frase: "Quem pensa grande também erra grande". (Martin Heldegger)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pista inadequada e sol de 40º graus reprovam oito árbitros em teste físico em Alagoas!

No ultimo dia 12/04 foi realizado o teste físico da Renaf com os árbitros Alagoanos e um árbitro Baiano. Foram vários os reprovados nesta etapa, inclusive árbitros que nunca haviam sido reprovados anteriormente. Recebi varias denuncias e algumas informações de fontes em Alagoas, pessoas que assim como eu, só querem o bem da arbitragem Alagoana.

Provocado pelas denuncias e informações, fui investigar o ocorrido mesmo já sabendo quais seriam as respostas que encontraria, ou seja, pista inadequada e perseguições política por parte do presidente da CEAF alagoana Hércules Martins, este senhor que perdeu o bonde da história, conspira contra os locais e faz tudo para dificultar a vida daqueles que ousam ser contrários aos seus métodos truculentos à frente da arbitragem Alagoana.

Claro que não podemos deixar de mencionar que mesmo com tudo contra, vários árbitros conseguiram êxito e foram aprovados e estes são uns heróis. Basta olhar a foto acima e comparar a pista com outros quatros estados para notar a dificuldade que passam os árbitros de Alagoas. O árbitro que consegue superar o calor e as péssimas condições da pista do 59º BIMTZ, além de ser um herói, passa em qualquer teste de aptidão no mundo! Como comparar o resultado dos testes físicos de quem faz nas pistas apropriadas como vimos na foto acima com os resultados dos alagoanos que fazem em uma pista mais apropriada para corridas de cavalos.

A CA/CBF divulgou programação onde os testes deveriam ser realizados no horário Noturno ou Vespertino, esse documento (veja abaixo) que ainda está no site anexado a ata do sorteio da Copa da Brasil do dia 06/04.

Obs. Clique nas fotos para ampliá-las
No documento consta dois Horários para Teste: (Vespertino de 15h00 às 17h30 e Noturno de 17h30 às 21h30).

Então as perguntas que ficam é:

Porque em Alagoas a programação foi alterada?

Porque a CA/CBF não cria um critério idêntico para todos os estados (Horário e Tipos de pistas)?

Porque os árbitros só atuam em jogos profissionais nos horários da tarde e da noite e fazem teste físico pela manhã?

Se em Alagoas não tem pista em condições, que os árbitros façam o teste em um estado vizinho, para que todos tenham as mesmas condições, e o tão falado “princípio da igualdade” seja respeitado! O que não pode é os árbitros Alagoanos fazerem o seu teste físico às 10h da manhã num sol de 35º e outros árbitros fazerem a noite com uma brisa de 18º. Será que há diferenças fisiológicas nos avaliados?

Quem achar que não faz diferença o horário e as condições da pista, que faça o teste. Aí alguns poderão argumentar, mas vários passaram, mas perguntem quantos fizeram 24 tiros, eu digo, apenas 4, e pelas informações recebidas, quase a maioria tinha condições de fazer os 24 tiros, não fizeram por conta da temperatura e da pista inadequada.

Fui informado pela minha fonte que os árbitros solicitaram que o teste fosse realizado na parte da tarde em função da alta temperatura e por ser o período que os árbitros treinavam com todos conseguindo completar as provas dentro do tempo pré-estabelecido, mas, mesmo com esses fatos alegados, Hércules Martins, o insensível e maquiavélico presidente da CEAF/AL, ignorou todos os pedidos jogando seus liderados a própria sorte, por isso, os árbitros entraram na pista por volta das 9:40 horas da manhã, (estava marcado para 8:30hs) com a temperatura muito alta, beirando os 35°. Pior, foi os assistentes que entraram na pista quase que 11:00 horas da manhã e com certeza, com mais de 40°.

Fui investigar mais a fundo e no grupo há árbitros que nunca foram reprovados em vários anos de CBF. No total foram 08 árbitros e assistentes que reprovaram no teste, eis os nomes: Charles Hebert Cavalcante, Flavio Feijó de Omena, Adeilton Guimarães da Hora, Wladson Michellangelo Silva de Oliveira, Lennon Macartney, este é novinho, tem 24 anos, fez pela 1ª vez e não suportou como os demais reprovados a pista e o calor escaldante do meio dia. Duas árbitras Assistentes e o árbitro da Bahia Ademilton Piedade Carigé que também fez o teste pela primeira vez, foram reprovados. Durante os testes, os médicos da ambulância de plantão fizeram vários atendimentos aos árbitros que se sentiram mal.

Segundo uma fonte em Alagoas, todos os árbitros de outros estados que la foram fazer os testes, saíram criticando bastante as condições em que são realizados os testes, o ultimo foi o baiano “Ademilton Carigé” que esteve realizando este ano em Maceió o seu teste físico. Segundo essa fonte. Carigé disse: “Isso aqui não existe, a pista é horrível e o sol de 10h da manhã é absurdamente quente”.

Na classificação da divulgada pela CA/CBF no ano passado, a pista do 59º BIMTZ é classe D (Terra fofa, brita e não tem refletores) e em pista como essa, não pode haver teste físico.

Obs. Foi nessa pista que em 2009 vários árbitros vindos de Sergipe, foram reprovados em um teste extraordinário promovido pela CA/CBF.

No próximo dia 19 de Maio, os árbitros reprovados estarão fazendo o reteste. Espera-se que em um gesto de grandeza, Hercules Martins e a FAF atuem em favor dos árbitros, sem perseguições e dando condições para que eles realizem os testes tranqüilamente. Se não atrapalharem, já estarão ajudando bastante! Senhor Hércules Martins, Comissão de arbitragem é o porto seguro do árbitro e se a eles virar as costas, morrerão todos afogados, inclusive o senhor que deixará de ter utilidade.

Se alguém da CEAF/AL ou da CA/CBF quiser se pronunciar sobre o assunto aqui exposto, o espaço esta aberto e serão ouvidos com a mesma atenção que dispensamos a este post que mostra como e em quais condições os árbitros de Alagoas realizam suas qualificações físicas.

Frase: "A maioria das pessoas não planeja a falha, e sim falha no planejamento". (John L. Beckley)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Novos documentos na batalha jurídica dos árbitros cariocas

O Blog do Marçal recebeu as cópias de vários e-mails enviados pelos associados e cooperados do Saperj e Coopaferj solicitando copias dos estatutos e das prestações de contas destas entidades.

Estou publicando para que todos saibam das trocas de farpas entre dirigentes e associados/cooperados nesta batalha que esta sendo travada na arbitragem carioca.

O Blog tem em seu poder as atas e os estatutos requeridos pelos árbitros e se não houver empecilhos jurídicos, postaremos em breve para que ninguém tenha que se humilhar fazendo o pedido nas entidades e recebendo respostas grosseiras em troca.

O primeiro e-mail é do ex-árbitro assistente CBF-RJ, Ronaldo Antonio Verdiano que sequer foi respondido. O segundo é do ex-árbitro Carlos Wladymir dos Santos que atuava na mesma época de Rabello e que como podem ver, este foi respondido.

Detalhe: segundo fontes, Rabello não respondeu o e-mail do Verdiano por ter um grande receio (medo) do mesmo. (Parte do texto retirado por medidas de segurança). Já o e-mail de Carlos Wladmyr ele respondeu. Wladymir é mais sossegado e por isso seu e-mail foi respondido secamente.

Abaixo os e-mails

E-mail enviado por Ronaldo Antonio Verdiano

---------- Mensagem encaminhada ----------

De: Ronaldo Antonio Verdiano ronaldoverdiano@*********/

Data: 21 de outubro de 2010 14:55

Assunto: CÓPIAS DOS ESTATUTOS E ATAS DA COOPAFERJ E SAPERJ

Para: rabello*****@saperjarbitros.com.br, mer********@saperjarbitros.com.br, m*********@hotmail.com

Boa tarde,

Prezados Srs,

Presidente do Saperj e Vicepresidente da Coopaferj Sr. Jorge Fernando Rabello

Presidente da Coopaferj e Vicepresidente do Saperj Sr. Messias José Pereira

Na qualidade de Ex-árbitro da FERJ e CBF, Associado do SAPERJ e Cooperado da COOPAFERJ venho através desta solicitar cópias das atas, dos estatutos, do SAPERJ e da COOPAFERJ a partir do ano de 2004, até a presente data, bem como de todas as alterações do estatuto deste período 2004/2010.

Aguardo reposta no máximo em 02 dias, após o recebimento deste email.
sem mais,

Obs. não obteve resposta.

E-mail enviado por Carlos Wladimyr dos Santos

-------Mensagem original-------

De: Carlo Wladimyr

Data: 27/09/2010 16:01:49

Para: Rabello********@saperjarbitros.com.br; cws********@hotmail.com

Assunto: Estatuto

SEGUE ANEXO Carta para Rabello-

SAPERJ.pdf (489,5 KB)

Obrigado pela atenção.

Ao: Sr. Jorge Rabello – Presidente do Saperj

Sr. Presidente do Sindicato dos Arbitros do Estado do Rio de Janeiro, solicito a copia original dos Estatutos do referido sindicato de 1990 (ano que fui sindicalizado) ate a presente data. Tal solicitaçao pelo E-mail e devido it falta de resposta das minhas solicitaçoes anteriores aproximadamente 09 (nove) meses. Solicito tamrem a minha carteira de sindicalista referente ao ana de 2010 e sempre informam os Funcionarios (as) SElLA MARIA, MOMES e LEANDROque a maquina esta quebrada ou fazendo dos alunos e dos novos arbitros.

Cabe lembrar que as solicita~oesacima citado, nao vem tendo a devida atençao da presidencia e que estou no aguardo dos Estatutos e Carteira Ana 2010.
Por causa da demora e pouco caso, estou dando urn prazo ate dia 28 de setembro de 2010 para adquirir as solicitaçoes.

Caso haja nega no pedido vou procurar os meus direitos na Justiça atraves dos meus advogados.

Rio, 27 de Setembro de 2010

Carlos Wladimyr dos Santos

Resposta de Rabello

Res: Estatuto

De: Jorge Rabello (rabell*******@saperjarbitros.com.br)

Enviada: segunda-feira, 27 de setembro de 2010 18:37:33

Para: Carlo Wladimyr (cws*********@hotmail.com)

ok.

faça isso entre na justiça.

E-mail enviado por Carlos Wladimyr dos Santos aos colegas de arbitragem após resposta de Rabello

-------Mensagem original-------

De: Carlo Wladimyr

Data: 27/09/2010

Para: ********@*********.com.br; ********@hotmail.com

Assunto: Estatuto

Carlo Wladimyr - Ex. Árbitro Fifa Beach Soccer/CBF/FERJ e Outras:

Amigos árbitros do Brasil particularmente árbitros do Estado do Rio de Janeiro, estou muito triste com as atitudes do presidente do SAPERJ, quero cópias do Estatuto do Sindicato e Cooperativa e minha carteira de árbitro/2010, é meu direito. Bem fiz uma carta de solicitação dos documentos mencionados e o Sr. Presidente através de E-mail respondeu que não acataria a minha solicitação mandando entrar na justiça.

Não entendo atitude de o presidente tirar do sindicato os árbitros que tantos fizeram pelo Futebol/Desportivo do nosso País (Ex. árbitros). Isso não é fofoca, estou muito chateado com essa situação essa postura vai contra uma importante conquista do PROJETO DE LEI Nº 599/2010, CONSIDERA DE UTILIDADE PÚBLICA A SAPERJ - SINDICATO DOS ÁRBITROS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Autor (es): VEREADOR DR. FERNANDO MORAES, A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Não me resta alternativa, vou procurar os meus direitos na Justiça Comum, visto que, sou um dos fundadores na categoria Sindicalizado (árbitro de 1990) no SAPERJ.

Cabe informar que minha atitude é individual, porém de interesse coletivo até porque estou aposentado por idade ex. ofício (sem remuneração). Esclareço ainda que o motivo desse desabafo é porque o Site http://www.apitonacional.com.br/, consegue atingir todos os árbitros do RJ. Hoje criei um Email exclusivo para comunicar-me com os árbitros E-MAIL:. arbitrofifabeachsoccer-cbf-ferj-outras

A minha atitude não é pessoal (Presidente do SAPERJ), mais é nossa categoria de arbitragem. Estou muito ocupado nesta eleição a onde tenho cargo de Consultor/Assessor e Coordenador de campanha política de Candidato Estadual e Federal com visibilidade do nosso Governador Sérgio Cabral. Eu não posso ficar omisso mais não podem tirar o meu direito!

- Hoje os árbitros ativos serão inativos alguns anos?

Ajude a categoria ajude o PROJETO DE LEI Nº 599/2010.

- Não tenho vergonha de falar que já passei dificuldades e necessidades para pagar minha anuidade no SAPERJ, deixando até de comprar comida suficiente para meus filhos com muito esforço e tempo exercido para manter o bom nome do SAPERJ e hoje querem jogar no lixo todo o trabalho que passei?

FE-Comandos Força Brasil!

Brasil Acima de Tudo!

Carlos Wladimyr dos Santos

Frase: "Ninguém é mais adulado que os tiranos: o medo faz mais lisonjeiros que o amor". (Marquês de Maricá)

domingo, 10 de abril de 2011

Arthur Alves Junior assume prometendo independência e cinco mil sócios no Safesp

Na última sexta feira (08) ocorreu a badaladissima cerimônia de transmissão de cargo do Safesp-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu no apertadíssimo e desorganizado salão nobre da Federação Paulista de Futebol que tem colunas de concreto para atrapalhar a visão daqueles que por um motivo qualquer não conseguiu sentar nas pouquíssimas cadeiras a disposição. Se a intenção ao realizar a cerimônia neste local era o espaço, perde se este argumento, pois pelo menos a mesma quantidade de pessoas que estavam sentadas ficaram de pé sem a visão da cerimônia pelos motivos já expostos. A presença de convidados superou as expectativas, visto que para o beija mão eram formadas filas enormes e mãos para serem beijadas não faltavam. A disposição dos adoradores, as mãos limpas e impecavelmente tratadas de Marco Pólo Del Nero, Marcos Cabral Marinho*, Marco Martins da Anaf, Ségio Corrêa da Silva e agora do super presidente Arthur Alves Junior.

A cerimônia contou com a presença ilustre de Donald McVicar (na foto ao lado), escocês responsável da FIFA pela experiência que esta sendo feita no mundo com os Árbitros Assistentes Adicionais. Provavelmente ele não tenha entendido nada e muito menos alguém entendeu ou prestou atenção no que ele disse.

Após todos os integrantes da mesa estarem devidamente identificados e acomodados, o mestre de cerimônia Carvalho pediu que todos ficassem de pé para a execução do Hino Nacional Brasileiro e pelo menos dois longos minutos se passaram sem que o hino fosse tocado, talvez se tivessem convidado a cantora Vanusa os constrangimentos teria sido bem menor.

Após ser empossado, no inicio do seu discurso, o novo presidente Arthur Alves Junior entregou o titulo de presidente de honra do Safesp ao chefe da arbitragem brasileira Sérgio Corrêa da Silva. Este, visivelmente constrangido recebeu o titulo demonstrando estar um tanto quanto deslocado, fazendo uso de frases minúsculas tentando ao maximo não ser notado sendo que apesar de não ter interferido, Arthur nunca foi o seu preferido para sucedê-lo na presidência do Safesp.

Dando seqüência ao seu discurso Arthur disse: “Sejam duros comigo que nos vamos fazer um sindicato com cinco mil sócios”. A titulo de informação, na ultima eleição votaram 261 árbitros em dia com o sindicato, a favor do novo presidente neste item abordado no discurso o fato de que ele acumula varias funções, entre elas a de membro da comissão de árbitros da Federação Paulista de Futebol, o que deve induzir aos árbitros federados a rápida sindicalização para não perderem espaço na FPF.

Em outro trecho do discurso ele disse: “Nós vamos agora trabalhar para os árbitros, nós estaremos juntos e os dirigentes que não tiver comportamento adequado com a arbitragem, nós estaremos em cima, nós acionaremos o jurídico, nós entraremos no tribunal para defender o nosso associado”. No final do discurso fez questão de afirmar que o Safesp terá independência na casa do futebol (FPF) e quase foi as lagrimas nos agradecimentos aos seus familiares.

Durante o coquetel oferecido nas dependências do Safesp pelo menos duas medidas que já eram esperadas foram confirmadas. A primeira é o afastamento do senhor Joel Teixeira Caíres do Safesp após 30 anos de dedicação (A foto ao lado foi tirada no momento em que o senhor Joel tirava seus pertences pessoais da sua mesa de trabalho momentos antes da cerimônia na FPF. Ao lado a competente e sorridente Silvia Sonoda, secretaria do Safesp) . Costumo dizer no sentido figurado que o senhor Joel sempre foi um mal necessário no Safesp. Durante esses longos trinta anos em vários cargos que ocupou na entidade, ele se tornou o principal fiscalizador das transações realizadas pelos dirigentes na entidade. E se durante esse tempo algo de errado ocorreu nas finanças, tenho certeza que foi sem o seu conhecimento.

Conheci o senhor Joel em 1993, ao longo desses anos aprendi a admirar sua dedicação e amor ao Safesp. Quanto de nós dedicaria tanto tempo sem nenhum ganho, sem nenhum proveito próprio a uma entidade. Claro que fez varias inimizade, fechou algumas portas, muitos fazem questão de criticar reservadamente suas atitudes em vez de tentar entender e saber o porque. Mais assim é a humanidade, hoje é o senhor Joel e no futuro próximo será a vez daqueles que hoje o execram serem os excluídos. Deixando claro que o novo presidente tem o direito de trabalhar com quem achar melhor e que ninguém é eteno, nem mesmo o senhor Joel!

A segunda medida confirmada é à saída do comando do site do Safesp deste que vos escreve. Durante oito anos, tive o prazer de exercer esta função colaborando com o ex-presidente Sérgio Corrêa a quem agradeço publicamente pela confiança e apoio. Deixo registrado que quando Sérgio Corrêa assumiu o Safesp, o site desta entidade era publicado gratuitamente pelas paginas amarela e só podia ser atualizado uma vez por mês e com um espaço mínimo.

Em uma reunião mostrei a ele que com a criação do site do Safesp, as informações seriam instantânea ao associados e geraria um grande lucro a entidade em vista dos gastos elevados na época para a publicação do Jornal do Apito. Este com pouco alcance sendo que só quem passava pela sede do sindicato ou uns poucos que recebiam via correios tomavam conhecimento das noticias mesmo que tardia da arbitragem paulista. Então criamos o site que teve seu auge quando publicávamos noticias da arbitragem Paulista, Brasileira e Mundial. Com a saída de Corrêa para assumir a presidência da Conaf, com as constantes reclamações dos árbitros que sentiam ciúmes por serem publicadas noticias de outros estados, as noticias se limitaram as de São Paulo, conseqüentemente a qualidade caiu e abriu espaço para que outros veículos assumissem o posto.

Como amo a arbitragem e o que recebo em troca é pouco pela minha dedicação, saio de cabeça erguida, sabendo que fiz tudo que eu podia e que estava ao meu alcance. Fiz tudo com amor apesar de ser incompreendido por alguns que me atacaram e no momento oportuno revelarei como e quem são eles, pois pecarei pela ação e não pela omissão. Quero deixar claro que o Arthur tem todo o direito de trabalhar com pessoas de sua confiança, parabenizo-o pela vitória e desejo sorte no seu mandato a frente do Safesp, renovar sempre é preciso e em todos os setores. Recebo com naturalidade esta decisão e só espero que como sábio que é, saiba reconhecer o meu trabalho ininterrupto nesses oito anos ao Safesp.

* Deixarei de usar as patentes em meus comentários sendo que no país existe uma vasta gama de coronéis da arbitragem, uns de fato e outros de direito. É assim em São Paulo, no Mato Grosso, em Sergipe, no Piauí entre tantos outros e temos os de fato como o Delfim em Santa Catarina, Rabello no Rio de Janeiro e Hércules Martins nas Alagoas. A partir de agora só usarei seus nomes e os cargos que ocupam na arbitragem, o que eles foram fora da arbitragem, para mim não interessa e não tenho nenhum interesse em saber.

Frase: “Quando achamos que sabemos todas as respostas, a vida vem e muda todas as perguntas”.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Representante da FIFA/IFAB esta no Brasil para checar experiências com os árbitros adicionais

Donald McVicar foi observador de arbitragem do confronto entre Portugal e Sérvia pelas eliminatórias da Eurocopa 2008. Partida em que o técnico de Portugal Luiz Felipe Scolari agrediu o zagueiro sérvio Dragutinovic.

O escocês Donald McVicar (foto), representante do International Football Association Board (IFAB), está em São Paulo onde fará ainda hoje (08), reuniões com a comissão de arbitragem e com instrutores dos árbitros paulistas. McVicar é o responsável da IFAB pela experiência que está sendo realizada em vários paises com a inclusão de árbitros adicionais, os dito “árbitros atrás dos gols”.

De acordo com a informação que me foi passada por um instrutor de árbitro, Donald McVicar estará também na concentração dos árbitros e na partida em que o Palmeiras receberá o Grêmio Prudente amanhã no Canindé. O árbitro desta partida será Flávio Rodrigues Guerra da distante Penapolis e a titulo de informação, Guerra é apadrinhado de casamento do presidente da comissão de árbitros de São Paulo, Marcos Cabral Marinho.

No domingo (10) McVicar estará no Rio de Janeiro onde participará também da concentração dos árbitros e estará no Engenhão para assistir o clássico entre Botafogo e Flamengo. O carioca Wagner do Nascimento Magalhães será o árbitro da partida. Na segunda feira McVicar manterá reuniões na Ferj para conferir como anda a experiência com os adicionais em solo carioca.

As andanças de McVicar pelo Brasil e pelo mundo checando a experiência dos adicionais, servirá para a elaboração do seu relatório final que será encaminhado a IFAB/FIFA que irá decidir no próximo ano se incluirá ou não definitivamente o adicional nas regras do jogo.

McVicar deve estar percebendo o quanto é inexpressivo o ganho com esta experiência. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os adicionais parecem Totens ou até mesmo robôs que tem como únicos gestuais virar de lado ou de frente para o campo, apontando se é escanteio ou tiro de meta. Nos lances de área mais polêmicos, onde suas presenças deveriam ser prioridade nas marcações como os intermináveis agarrões e lances penais, eles travam, ficam paralisados parecendo aquelas estatuas vivas que vimos nas grandes cidades do país. Na Europa é um pouco diferente, o adicional têm uma participação mais ativa e seu gestual esta sempre indicando as marcações o que mostra para o público sua participação ativa nas partidas.

A idéia do adicional foi boa na sua essência, porém ao tirar o seu poder de decisão tornando-o apenas informativo, tornou sua participação nula. É nada mais do que um espectador privilegiado que tudo vê e nada decide sem contar o custo beneficio que é alto em um país onde a grande maioria dos estados tem dificuldade de pagar taxas irrisórias para seus apitadores.

Frase: “Quem decide pode errar, quem não decide já errou”. (Anônimo)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Assistentes x COAF/FERJ - I I

Continuando o prometido, posto mais um documento que recebi relevante a questão que agora se tornou jurídica entre o assistente Marçal Rodrigues Mendes e Vinicius da Vitória Nascimento, contra o Saperj, Cooperativa dos árbitros e COAF/FERJ.

Não vou comentar porque já esta na justiça que saberá decidir. Tenho bastantes documentos aos quais tentarei o máximo possível, colocar de forma cronológica.

Estou postando os documentos para que todos saibam como é os bastidores da arbitragem e entendam um pouco mais sobre a guerra travada na arbitragem carioca. Vários estados vivem esta mesma situação, porém os apitadores pensando exclusivamente em si, tapam os olhos e se calam sobre os desmandos dos dirigentes. Esse árbitro que nada vê e que nada escuta, pode até ser taxado de covarde, mas acreditem, é a única maneira de se manter nas escalas.

Tomo como exemplo o estado de São Paulo onde o ex-árbitro Rafael Porcari posta no seu e em outros Blogs, comentários fazendo cobranças e denuncias sobre o Sindicato, a Cooperativa e a FPF. Segundo alguns, Porcari seria o “RUBÃO” participante ativo e informante do Blog do Fernando Sampaio, jornalista da Radio Jovem Pan de São Paulo metido a entender dos bastidores da arbitragem. Eu acho valido que isso ocorra e incentivo essas iniciativas, porem o mesmo não fazia essas denuncias enquanto era arbitro, pelo contrario, enviava mensagens parabenizando os dirigentes como a seguinte. “Sérgio, gostaria de agradecer ao Safesp, e em particular ao seu trabalho desenvolvido, em respeito à defesa dos árbitros com indiciamentos ao TJD. Fui ao Tribunal na última segunda-feira, e tive o acompanhamento do Dr Jurandir, que foi extremamente atencioso e se dedicou ao máximo na minha causa. Fiquei muito satisfeito, e porque não, surpreso com o ótimo serviço de assessoria jurídica que o Sindicato me proporcionou. Espero não necessitar outra vez dos serviços do Dr Jurandir (afinal, não é nada prazeroso ser indiciado), mas sei que terei esse belo respaldo se por acaso ocorrer novamente. A propósito, fui absolvido por unanimidade. Por fim, saúdo novamente o bom serviço prestado pelo nosso advogado e a disposição do Safesp em colocar tal benefício. Certo de que nós, árbitros, não estaremos desamparados se formos denunciados justa ou injustamente, subscrevo-me. Atenciosamente - Rafael Porcari”.

Obs. Não tenho nada de pessoal contra o professor Porcari, pelo contrario, ao seu lado, passei alguns bons momentos enquanto árbitro de futebol. Porcari sempre foi uma pessoa alegre, comunicativa e participativa. Ele tem o direito de dar suas opiniões as quais respeito e só lamento por não ter sido dadas antes.

Vamos ao documento do dia:

----- Mensagem encaminhada ----
 
De: Marçal Rodrigues Mendes
 
Para: rabello****@****.com; rabello presidente ; messias COAF

Cc: felipegomes*********@*********; DA VITÓRIA BANDEIRA ; pathrice*******@**********

Enviadas: Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011 22:28:12

Assunto: Documento referente à COOPAFERJ

Prezados Srs.

Presidente da Coopaferj Messias José Pereira

Diretor Administrativo Jorge Fernando Rabello

Venho à presença de V.Sas.a fim de relatar e, após, solicitar providências referentes aos seguintes fatos a seguir narrados:

No final do ano passado, após inúmeras ligações do Presidente da Coopaferj para o meu Rádio, e também da funcionária da Coopaferj Sra. Sheila Maria de Jesus, insistindo para que eu comparecesse à sede da Coopaferj a fim de assinar um documento, acabei por comparecer e atender ao chamado. Estive na Cooperativa no dia 15 de Novembro de 2010 às 11:00h e pedi para que me fosse apresentado o documento a fim de que eu pudesse ter ciência do que se tratava e, para minha surpresa, ninguém me apresentou o documento com o conteúdo, ou seja, nem o Sr.Messias José Pereira, nem a Sra. Sheila Maria de Jesus. Ao contrário, me foi apresentada uma folha contendo apenas as assinaturas de poucos cooperados que, pelo que me lembro são eles:
Felipe Gomes da Silva

Vinicius da Vitória Nascimento

Pathrice Wallace Corrêa Maia

Naquele dia, confiando na idoneidade e credibilidade de V.Sas., acabei por assinar tal "documento" (mera folha com assinaturas de alguns cooperados, mas sem qualquer conteúdo).

Todavia, a fim de evitar dúvidas e problemas relativos ao suposto "documento" assinado, retornei à Coopaferj no dia 19 de Novembro de 2010 às 11:30h e novamente pedi o documento que assinei aos funcionários Sra. Sheila Maria de Jesus e o Sr. Neftali de Moraes e ambos me disseram que se tratava apenas de uma correção para Receita Federal, pois no documento de importação dos aparelhos eletrônicos que seriam usados no campeonato estadual constava errado o nome do Sr. Willian Marcelo de Souza Nery,o que ensejava a assinatura de alguns cooperados para que fosse regularizado tal documento e assim garantisse a regular importação do material.

Neste sentido e, mais uma vez confiando na honradez de V. Sas., mas pretendendo me eximir de maiores responsabilidades e, ao mesmo tempo, a fim de evitar enganos quanto ao conteúdo do documento assinado, afirmo que:

1) Não autorizo a publicação de nenhum documento assinado por mim, a contar de novembro de 2010, sem meu prévio conhecimento e autorização.

2) Manifesto a minha disposição em continuar como Coodenador do Conselho Fiscal até o fim do meu mandato, para o qual fui eleito em 2010, sendo que não assinei qualquer desistência ou renúncia ao cargo, nem mesmo assinei qualquer documento referente a prestação de contas ou balanços referente ao exercício de 2010.

Estes os fatos e os requerimentos, que, espero, sejam recebidos e atendidos.

Marçal Rodrigues Mendes - Coordenador do Conselho Fiscal da COOPAFERJ - 2010/2014.

Em tempo: Encaminho por cópia o presente documento aos cooperados Srs:

Felipe Gomes da Silva

Vinicius da Vitória Nascimento

Pathrice Wallace Corrêa Maia

Frase: "Quando uma batalha está perdida, só os que fugirem podem combater em outra". (Anônimo)