Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mandos e desmandos na pobre arbitragem Alagoana!

Prezados leitores, no inicio de maio do presente ano publiquei neste espaço o ultimo post sobre a arbitragem Alagoana. Na ocasião cheguei a me despedir, mais por conhecer profundamente os bastidores de lá, deixei em aberto uma possível volta se fatos novos ocorressem. Eu esperava que não, ou até que demorasse mais, pois com o fim do Campeonato Alagoano, a arbitragem local que já era sem expressão devido à forma como é dirigida, foi relegada a segundo plano com somente campeonatos menores e sem expressão. Cheguei a ousar em pensar que Hércules Martins saberia administrar até o fim do ano sem maiores problemas. Ledo engano, nem isso ele foi capaz!

Esta semana a CA/FAF estará realizando testes com os árbitros para a 2ª divisão que começa no próximo dia 04/09/2011. Pesquisando o Blog noticia na mira do antenado radialista Paulo Lira, pude constatar que em julho, Hércules Martins garantiu a ele que os teste seriam no padrão Fifa, ou seja, Test FIFA.

Dois meses se passaram e o que antes foi garantido, já não vale mais, foi mudado. Devido à pressão vinda de alguns árbitros, o Test Fifa não será mais usado.

De maio para cá, data do último post sobre a arbitragem Alagoana, muitas coisas foram ditas e depois mudadas por aquelas bandas.

Abaixo vou enumerar algumas... só algumas!

1 - Em abril após vários árbitros reprovarem no teste da CBF, Hércules Martins teria afirmado que precisava haver maior treinamentos para os árbitros, porém, não levou em consideração o horário em que o teste foi programado, às 10h da manhã, com um sol escaldante de 30° e aplicado em uma pista totalmente inadequada e fora dos padrões.

2 - Em maio, após várias indagações dos árbitros prejudicados sobre o horário e a forma da aplicação do teste, e a pressão exercida por vários membros da imprensa, o mesmo decidiu igualar os árbitros do quadro local com os da CBF, nos índices e etapas do TEST FIFA, ou seja, os árbitros do quadro local que nunca tinham feito os piques de 40m e nunca fizeram os 20 tiros de 30/40, tinham pouquíssimo tempo para se adequarem, pois como ele estava divulgando em algumas rádios locais e em sites e Blogs de Internet, o FIFA TEST agora seria o utilizado em todos os níveis, igualando a todos.

3 - Em junho as conversas começaram a mudar de rumo, alguns árbitros influentes do quadro local, que se sentiram atingidos com as novas regras, que acostumados com a chamada moleza, teste fácil e muitos jogos nos campeonatos local, marcaram reuniões com o Presidente, que após ter noticiado que seria o FIFA TEST, dava sinal que mudaria.

Segundo informações de uma fonte bem próxima a Hércules Martins, teria sido enviado um e-mail para a Professora Eliane Lima, avaliadora corporal dos árbitros desde 2007, sinalizando que ela iria decidir qual o protocolo seria utilizado no teste. Este e-mail seria uma forma de mascarar a decisão, e retirar o corpo fora, a chamada transferência de responsabilidade, porém todos que convivem no meio da arbitragem Alagoana sabe que a professora Eliane, apesar das qualidades inegáveis, será apenas mais uma boneca de fantoche do presidente.
Chicão, melhor árbitro de Alagoas no ranking da CBF reralizando teste teórico para 2ª divisão local

 4 - Em julho, a professora Eliane enviou o protocolo a ser utilizado, que para surpresa de todos é inferior nos tiros de 150m aos que os árbitros do quadro local fizeram no ano passado, 20 tiros de 150m de 32s/40s, e o deste ano 16 tiros de 150m de 30s/45s para todos, só acrescentando os tiros de 40m que todos fazem com tranqüilidade. O protocolo caiu como uma bomba para os mais atentos. Classificado como um absurdo! Uma moleza, mais uma vez possivelmente acertada para beneficiar poucos, aonde não foi visto essa mesma vontade de mudar no mínimo o horário no teste da CBF deste ano para beneficiar o grupo.

5 - No final de julho, em uma reunião somente para os árbitros da CBF, um árbitro solicitou a CEAF, que os árbitros da RENAF não fizessem o teste para a segunda divisão, tendo em vista que todos já teriam feito teste este ano, e os do quadro local não. Pois o último teste do quadro local foi feito no dia 14 de dezembro de 2010, na famosíssima pré-temporada Big Brother. Um excelente argumento, tendo em vista todos terem feito, passado, e estão atuando nos jogos do brasileiro. O mesmo árbitro argumentou ainda que em todos os estados que ele tem conhecimento, os árbitros da CBF não fazem teste para 2ª divisão, somente em Alagoas seria feito. Após ouvir as ponderações, o presidente, entrou com suas imensas explicações, negou o pedido e encerrou a conversa, contrariando mais uma vez todo o grupo ali presente.

6 - No inicio deste mês, para ficar atualizado, segundo minha fonte, apareceu uma outra novidade. Mal começa o mês e é marcada outra reunião somente com os árbitros da CBF, e nessa para surpresa de todos, é informado que os árbitros da CBF não participarão mais do teste físico para segunda divisão, que eles pensaram bem, que os árbitros dá CBF ganham alguns privilégios por serem CBF, e um desses seria este.

Tudo isso seria normal se não fosse interpretado como mais uma conversa para boi dormir. Segundo as informações, há indícios e a possibilidade que apontam que a própria CEAF/AL teria solicitado que os árbitros fizessem a chamada Avaliação Extraordinária da CBF, que provavelmente será realizada em Setembro. O chamado teste "surpresa", mais uma vez viria para pegar os desavisados e principalmente alguns dos desafetos, é o chamado trabalho contra o próprio grupo.

Tenho que salientar que as provas teóricas, só foram realizadas por cobranças da imprensa local a quem aproveito para parabenizar, principalmente o Blog Noticia na Mira que cobra muito, é participativo repassando as informações locais para todo Brasil. As provas teóricas foram realizadas pela última vez em 2009, desde então, não tinham sido mais realizadas.

Árbitros realizando a prova teórica. 
A primeira prova deste ano, foi elaborada pelo Presidente da CEAFAL Hércules Martins, sendo que foi muito criticada por todos, segundo informações, a prova teria sido mal elaborada e teria o intuito de demonstrar que quem elaborou a prova, sabe mais do que os que iriam respondê-la. Tudo isso seria uma possível forma de revanchismo porque o presidente tirou nota menor que os seus comandados na avaliação da CBF deste ano.

Como os resultados ainda não foram divulgados, há a informação extra oficial que mais de 50% perderam a prova ou foram reprovados. Com este alto índice fica demonstrado claramente que a culpa não é dos alunos e sim do "PROFESSOR" que teria exagerado na receita da vingança.

Diante de tanta reclamação na primeira, a bola mais uma vez foi repassada, desta vez para o Secretario da CEAF Fernando Rogério, que será o responsável pela segunda prova teórica.

Como você pode ler acima, nada mudou nas Alagoas e estaremos aqui de prontidão para apurar os fatos e noticiar para os nossos leitores os últimos acontecimentos.

Obs 1. Temos informações que o Big Brother ocorrido na pré-temporada do ano passado deva se repetir este ano. Estão sendo feito varias tratativas sigilosa para viabilizar para a próxima pré. Eu não acredito! Será?

Obs 2. O espaço esta aberto e será respeitado o direito de manifestação daqueles que se sentirem citado, ofendido e que queira participar.

Obs 3. As fotos dos árbitros realizando o teste teórico, foram extraidas do Blog Noticia na Mira. Acesse e saiba mais. Clique aqui

Frase: “Usar da vingança com o mais forte é loucura, com o igual é perigo, e com o inferior é vileza”. (Pietro Metastásio)

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Marçal.

Acompanhei todo o relato em seu blog. Aqui em Alagoas, todo o universo da arbitragem sabe quem é o autor deste texto. Essa sua fonte nada mais é do que um árbitro fraco e que não consegue aceitar que em seu estado, tenha árbitros com maior capacidade e respeito dos desportista locais, do que essa fonte sua em Alagoas. Agora tá na hora do Sr. Hércules Martins tomar uma providência urgênte ou vai acabar caindo da cadeira de presidente da ceaf/AL. Cuidado, esse árbitro é sujo, rasteiro e sem escrúpulos nenhum. É capaz de se aliar com alguns dirigentes da federação para derubar o próprio chefe, e continua fazendo! Digo mais, essa fonte de Alagoas, é um árbitro da CBF,poís ele sabe de tudo que acontece nessas reuniões. O mesmo nunca estar satisfeito com nada, pergunto: " O problemas dele em não sair nas escalas, tá no comando da ceaf ou nos inúmeros problemas que esse cidadão "baixinho e com jeito de menina", faz nos poucos jogos que comanda"?
O descarado árbitro agora tá aliado a um blogeiro de AL, até na prova teórica o mesmo se fez presente para tirar fotos e receber seu "jabá", para depois colocar matérias infundadas em seu blog, com o intuito apenas de tumultuar a arbitragem alagoana. Esse árbitro fraco, perdeu no teste da CBF e culpou o local e o horário do teste físico, falando prá todos que o Sr. Hércules queria derrubar ele do quadro. Esquece ele, que nesse mesmo local, é realizado o teste para o campeonato local e ele sempre passa com tranquilidade, e agora vem falar que o teste é "moleza". Campeonato alagoano esse, que ele há 3 anos consecutivos que o mesmo termina da geladeira, pois o mesmo é fraco e ninguém aqui em Alagoas, respeita suas arbitragem. Inclusive já andou levando chutes e tudo mais!

Marçal, quanto a pré temporada Alagoana, você pode participar,pois ela é aberta a qualquer jornalista deste Brasil, e você será bem vindo a nossa terra. Quanto a essa sua fonte, a quem eu nomeio de Charles Herbert, cresça na vida como homem! Pois como árbitro você é um fracasso e envergonha a sua profissão.

Assinado: Sombra da Noite.

Anônimo disse...

só se for com o Apito, porque o tal big brother que vc diz , não serve para as pretenções do presidente , pois este ano passou mais de 5 meses fora do ar, não lhe daria a mídia necessária. Entendeu?
Vc toparia?

Anônimo disse...

Esse Hércules é um picareta mesmo,isso porque você não sabe o que esta passando os árbitros que irão fazer o teste e os que não vão. O bonitinho do presidente exigiu que 64 arbitros entregassem atestado de saúde, só que na relação só 40 e poucos irão fazer o teste.
Pode um negócio desses?
ele pensa que é César aquele mesmo de Roma.
kkkkkkkkkkkkkkk isso ainda é o começo do trilho por onde o trem vai passar. aguarde mais cartas.

Anônimo disse...

Mandos e desmandos na pobre arbitragem Alagoana!
Caro Marçal e amigos do apito.

Essa é a verdadeira história.

Acompanhei todo o relato em seu blog. Aqui em Alagoas, todo o universo da arbitragem sabe quem é o autor deste texto. Essa sua fonte nada mais é do que um árbitro fraco e que não consegue aceitar que em seu estado, tenha árbitros com maior capacidade e respeito dos desportista locais, do que essa fonte sua em Alagoas. Agora tá na hora do Sr. Hércules Martins, tomar uma providência urgênte ou vai acabar caindo da cadeira de presidente da ceaf/AL.

Cuidado, esse árbitro é sujo, rasteiro e sem escrúpulos nenhum. É capaz de se aliar com alguns dirigentes da federação para derubar o próprio chefe, e continua fazendo! Digo mais, essa fonte de Alagoas, é um árbitro da CBF, poís ele sabe de tudo que acontece nessas reuniões.

O mesmo nunca estar satisfeito com nada, pergunto: "O problemas dele em não sair nas escalas, tá no comando da ceaf ou nos inúmeros problemas que esse cidadão "baixinho e com jeito de menina", faz nos poucos jogos que comanda"?

O descarado árbitro agora tá aliado a um blogeiro de AL, até na prova teórica o mesmo se fez presente para tirar fotos e receber seu "jabá", para depois colocar matérias infundadas em seu blog, com o intuito apenas de tumultuar a arbitragem alagoana.

Esse árbitro fraco, perdeu no teste da CBF e culpou o local e o horário do teste físico, falando prá todos que o Sr. Hércules queria derrubar ele do quadro. Esquece ele, que nesse mesmo local, é realizado o teste para o campeonato local e ele sempre passa com tranquilidade, e agora vem falar que o teste é "moleza". Campeonato alagoano esse, que ele há 3 anos consecutivos que o mesmo termina da geladeira, pois o mesmo é fraco e ninguém aqui em Alagoas, respeita suas arbitragem. Inclusive já andou levando chutes e tudo mais!

Marçal, quanto a pré temporada Alagoana, você pode participar, pois ela é aberta a qualquer jornalista deste Brasil, e você será bem vindo a nossa terra.

Assinado: Sombra da Noite.

Blog do Marçal disse...

Prezado Sombra,

Respeito a sua opinião apesar de não concordar, faz parte, é do jogo e democrático.

Há muito tempo eu escrevo sobre o senhor Martins, o dirigente. Apesar de às vezes parecer, não é nada de pessoal. Apenas passei a observar seu comportamento como dirigente quando precisei de uma informação e ele me tratou com desdém, ao contrario do que fazia quando me procurava para servir a ele divulgando seus feitos de dirigente.

Ao puxar a linha, vi que o carretel era grande e a linha sem fim. Mesmo Assim, sempre deixei este espaço e op do Blog a inteira disposição para que ele se manifestasse, coisa que ele nunca fez.

Claro que em um grupo em qualquer atividade sempre haverá aqueles que nunca estarão contentes e em Alagoas não é diferente. Assim como o senhor escreve anonimamente, a fonte tem que ser preservadas para que a informação seja repassada sem possíveis represálias. Daí, o senhor insinuar que seja esse ou aquele e dando os nomes, não me parece legal e pode se cometer injustiças com as pessoas.

Jamais revelarei minhas fontes a não ser por ordem judicial. Mas garanto que não é que esta pensando, sendo assim, sugiro que pense melhor antes de apontar o dedo para alguém. Só faça isso, se tiver certeza.

Eu agradeço o convite, mas não é a forma que eu trabalho, eu só iria se fosse com recursos próprios, pois quando criticá-lo se preciso for, não teria que ver você jogando em minha cara. Também não me sujeitaria a fazer matéria favorável de uma péssima administração.

De qualquer forma, agradeço o comentário, a sua opinião e informação.

Marçal