Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Federação Pernambucana usa árbitros adicionais sem permissão da FIFA

No ultimo sábado (30/04), às 16h, nos Aflitos, jogaram Santa Cruz e Porto, partida valida pela semifinal campeonato Pernambucano de 2011. Emerson Sobral foi o árbitro, Ubirajara Ferraz o assistente 1, Alcides Lira o 2 e Sebastião Rufino Filho o quarto árbitro. Neilson Santos e Eduardo Alcântara atuaram como árbitros adicionais.

No domingo (01/05) foi a vez de Náutico e Sport se enfrentarem, o Paulista Sálvio Spinola Fagundes Filho apitou a partida, Erich Bartolomeu Bandeira e Jossemmar Diniz foram os assistentes com Gleydson Leite de quarto árbitro. Ricardo Tavares e Gilberto Castro Júnior foram os árbitros adicionais.

ÁRBITROS ADICIONAIS

A Federação Pernambucana colocou em campo, pela primeira vez, mais dois árbitros: os chamados árbitros assistentes adicionais.

Eles ficaram atrás de cada gol para ajudar o árbitro principal em lances polêmicos na área e diminuir os erros. A novidade foi adotada no ano passado pelo futebol carioca e repetida neste ano, além de ser utilizada no Campeonato Paulista.

No Pernambucano 2011, os árbitros assistentes adicionais estão sendo utilizados nos jogos mais importantes do campeonato, sobretudo nos clássicos. Esta decisão é equivocada e pode gerar medidas judiciais contestando a validade do campeonato.

SAIBA PORQUE

O Campeonato Pernambucano pode ser anulado se alguma equipe buscar o Tribunal de Justiça Desportiva e, depois o STJD por um motivo simples: o experimento do Árbitro Assistente Adicional não foi autorizado para o estado de Pernambuco. Escrevi um post alertando sobre isso lá atrás.

O documento da Fifa determinava que o teste deveriam ser em todas as partidas do campeonato, porém, o "Coronel" de plantão há vários anos na Federação Pernambucana Carlos Alberto de Oliveira, determinou e o "Soldado" Francisco Domingos da Silva, que é o presidente de araque da Comissão de Árbitros de Pernambuco obedeceu e está sendo utilizado os adicionais de forma irregular apenas nos jogos finais do campeonato.

Como diz o boquirroto Arnaldo Cezar Coelho, “A Regra é Clara”, a Federação Pernambucana não pode utilizar recursos não previstos ou autorizados pela Fifa.

ÁRBITROS ESTRANGEIROS PODEM APITAR NOS ESTADUAIS

Outro fato relevante é que a Federação Pernambucana de Futebol está prometendo convidar árbitros de fora do Brasil para atuar na última partida do campeonato entre Santa Cruz e Sport, isto, é claro, se o Náutico não buscar a anulação dos jogos no TJD-PE dentro do prazo previsto pelo CBJD.

Quero ver qual será a atitude de Marco Martins, presidente da Anaf quando árbitros estrangeiros e desta vez vindos de outros países começarem a aterrizar em solo brasileiro para apitar partidas dos campeonatos estaduais, além de Pernambuco, Alagoas do Cel. Gustavo Feijó e do cacique Hércules Martins também já cogitou essa possibilidade. Até agora, a Anaf se finge de morta para não confrontar os interesses de seus membros aliados, enquanto uns aliados são invadidos por forasteriros de outros estados, os invasores também são aliados e não querem ser incomodados. Então... arriba Castrilli, que venham os Argentinos!

Com a palavra o Clube Náutico Capibaribe.

Frase: "Nunca seja arrogante com os humildes. Nunca seja humilde com os arrogantes". (Jefferson Davis)

Nenhum comentário: