Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2011

Sergipe na liderança da arbitragem brasileira?

Quando se analisa a distribuição de árbitros nas categorias de árbitros e assistentes tem se a impressão de que o Rio de Janeiro ou São Paulo estariam liderando. O Rio emplacou 9 entre os Fifa, Especiais e Aspirantes que somados aos 12 na categoria CBF-1 chega a 21, dos 40 possíveis.

O mais forte estado do Brasil é o estado de São Paulo, todavia, dos 40 a disposição, 9 deles nos quadros da Fifa e de Aspirantes, mais 10 entre os CBF, tem 19.

Agora, percentualmente, o estado de Sergipe é o líder, com 66,7% de seus árbitros a disposição da Conaf. Em segundo lugar, também pelo percentual, o estado de Minas Gerais, com 60% (ou 12 de 20). Ou seja, sem pirotecnia ou jogadas de marketing para auto-promoção, os estados de Sergipe e Minas estariam liderando o quesito de árbitros nas principais categorias.

Claro que não é assim que se mede, mas pelas es calas de árbitros, mas isto é assunto para uma próxima ocasião.

Com este pequeno texto uma reflexão: às vezes achamos que estamos por baixo, mais mude a ótica e analise o todo e não à parte!

Clique na imagem para ampliá-la


Conaf:

Mais uma vez quero parabenizar a Conaf, seu presidente Sérgio Corrêa e os demais membros. Este que voz escreve cobrou muito uma transparência maior em relação às decisões tomadas sobre os nossos apitadores.

Demorou um pouco, talvez até mais do que o necessário, mais finalmente as coisas parecem andar em um ritmo acelerado na CA/CBF. Hoje já sabemos como serão os sorteios dos árbitros durante todo o ano, já sabemos os critérios que serão adotados para que os árbitros entrem ou para que deixem cada categoria no quadro da CBF, sabemos a relação nacional dos árbitros em todas as categorias, inclusive com aqueles que deixaram e o que estão ingressando este ano. Sabemos as datas que serão realizados os cursos de aprimoramento, testes físicos padrão Fifa e testes teóricos em cada estado. Também sabemos que aqueles árbitros que não passarem nos testes realizados em seus estados, terão que aguardar o fim do calendário para realizar um novo teste. Foi muito justa essa medida, fechou uma brecha que os árbitros usaram muito até o ano passado. O ex-árbitro Leonardo Gaciba constantemente reprovado nos testes físicos, fazia o reteste toda semana em estados diferente, ficava a impressão que os testes surpresas eram marcado com a intenção de ajudá-lo.

Melhorou bastante também a divulgação, hoje as medidas são publicadas quase que instantaneamente. Até o ano passado tudo era feito na surdina, não proibiam, mas não faziam questão nenhuma que as medidas fossem divulgadas, somente os presidentes de Ceafs e alguns árbitros medalhões recebiam os ofícios.

Mas nem tudo foi mudado, após as ameaças do promotor José Antonio Baeta, a CA/CBF sinalizou que mudaria o sistema de sorteio ao adotar novo sistema nos sorteios referente à Copa do Brasil. Era bom demais para ser verdade!

Fui investigar e constatei que tudo não passou de um grande balão de ensaio, no campeonato brasileiro voltará o sistema antigo onde em vez de sortear o árbitro, sorteia-se o jogo que o árbitro vai apitar, sendo que seu nome é colocado nas duas colunas com 100% de possibilidade de ser sorteado. Esse sistema pode não ser ilegal perante a lei 10.671/2003 mas é imoral no sentido que nem todos os árbitros têm o mesmo tipo de tratamento e da margem para insinuações, uns estão sempre nas duas colunas, outros em apenas uma e se perderem o sorteio só Deus sabe quando voltam.

Quem sabe um dia, nossos políticos decidam acabar com o sorteio ou então regulamentá-lo deixando bem claras as regras onde não fique margem para que cada dirigente de arbitragem interprete o texto conforme suas conveniência. Talvez em 2012 tenhamos novidades nesse assunto, espontaneamente elas não virão, mas quem sabe algum político ou promotor mais astuto provoque a lei a ponto que ela seja usada em beneficio de todos e não só de alguns.

Frase: “Muitos recebem conselhos. Só os sábios tiram proveito”.

Um comentário:

ARTUR disse...

Porque não comenta a farra que a nova diretoria do SAFESP está fazendo com as taxas dos árbitros?

Antes pagavam 5% e agora são obrigados a recolher 6% (2% vai para o Sindicato, mesmo para os não sindicalizados).

Um absurdo isso tudo!