Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Assistentes x COAF/FERJ - I

Como prometi, vou postar os documentos que recebi relevante a questão que agora se tornou jurídica entre o assistente Marçal Rodrigues Mendes e Vinicius da Vitória Nascimento, contra o Saperj, Cooperativa dos árbitros e COAF/FERJ.

Não vou comentar porque já esta na justiça que saberá decidir bem melhor e porque não tenho grande saber jurídico, na verdade, não tenho nenhum mesmo!

Tentarei o maximo possível, colocar os documentos de forma cronológica.


----- Mensagem encaminhada ----


De: Marçal Rodrigues Mendes <*********@*********>

Para: rabello presidente **********@saperjarbitros.com.br; messias COAF <********@hotmail.com>

Cc: MARIA Sindicato <**********@saperjarbitros.com.br>

Enviadas: Quarta-feira, 2 de Fevereiro de 2011 9:00:00

Assunto: Reivindicação

À

Presidência do SAPERJ

Prezados Srs.

Presidente do SAPERJ Sr. Jorge Fernando Rabello

Vice-Presidente do SAPERJ Sr. Messias José Pereira

Não obstante ter conhecimento de que V.Sas. também são, respectivamente, Presidente e Membro da COAF/RJ, venho, acioná-los como representantes do Sindicato dos Árbitros, que tem por escopo, proteger seus representados, ou seja, os árbitros desta Federação.

Como é de conhecimento de V. Sas., sou árbitro assistente há longa data e não estou sendo aproveitado no campeonato carioca de 2011, ao contrário de assistentes mais novos no quadro profissional A1, mesmo eu tendo condições técnicas, físicas, psicológicas, com o preenchido todos os requisitos necessários para tal e ser um árbitro assistente de nível CBF. Acrescente-se, no que se refere à CBF, com um aproveitamento muito bom na reta final do Campeonato Brasileiro série B 2010, tendo inclusive trabalhado no jogo entre América MG 02 x 00 Sport Recife valendo vaga para a série A de 2011 e com transmissão ao vivo pela TV aberta. Não desmerecendo o campeonato carioca, mas os jogos do campeonato brasileiro exigem muito mais de nós, árbitros, e com isso tenho plena convicção de que poderia ser muito útil à FERJ neste campeonato de 2011.

Segue abaixo as notas obtidas nos jogos em que atuei nos campeonatos da CBF em 2010.

Metropolitano/SC 2 X 0 Iraty/PR

RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES - 7,50

São Caetano/SP 2 X 0 ASA/AL

RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES - 8,00

Guaratingueta/SP 1 X 0 Náutico/PE

RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES - 8,00

Ponte Preta/SP 2 X 2 Vila Nova/GO

RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES - 8,00

Icasa/CE 2 X 3 América/MG

RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES - 8,50

América/MG 2 X 1 Sport/PE

RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES - 8,90

Santo André/SP 1 X 3 Coritiba/PR

RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES - 8,90

Fato é que, até o presente momento, não entendi o motivo de não ser escalado, sequer incluído nos sorteios. Desde que ingressei na arbitragem fluminense, sempre me desdobrei para ser reconhecido como um bom árbitro assistente, tendo me colocado sempre à disposição da administração, seja da COAF/RJ, seja do SAPERJ, ambos dirigidos por V.Sas., seja da COOPAFERJ, onde os Srs. também têm cargos na administração. Tanto assim o é, que já integrei o Conselho Fiscal do SAPERJ, tendo sido secretário das eleições de 2007 e, ainda hoje, Coordenador do Conselho Fiscal da COOPAFERJ, o que, salvo melhor juízo, demonstra que sempre estive trabalhando junto com os senhores e no interesse da administração da COAF, SAPERJ E COOPAFERJ. Não fosse isto, durante anos, informalmente, prestei vários serviços, o que me fez conhecedor de todo o funcionamento seja da COAF/RJ, seja do SAPERJ, seja da COOPAFERJ.

A título exemplificativo, cito algumas de minhas atuações:

- De 2006 até 2009, fui colaborador administrativo do SAPERJ e COOPAFERJ, realizando atendimento aos associados e colaboradores por telefone e balcão, inclusive serviços bancários, tendo feito diversos serviços particulares ao Presidente do SAPERJ Sr. Jorge Fernando Rabello e ao vice-presidente Sr. Messias José Pereira.

- Nos anos de 2007/2008 efetuei a venda de materiais tais como: Bonés, camisas, chaveiros, shorts, etc., tendo de tudo prestado contas no próprio SAPERJ, conforme recibos próprios, o que rendeu em torno de R$ 4.000,00, ao que me recordo.

- Fui colaborador ativo nas festas de final de ano do SAPERJ em 2007 e 2008.

- Fui o principal responsável pela festa de fim de ano do SAPERJ em 2009, tendo realizado diversas cotações para os vários serviços prestados na festa, tudo com a anuência do Sr. Presidente do SAPERJ Jorge Fernando Rabello e do Vice-Presidente Sr. Messias José Pereira.

Como dito acima, reafirmo que tenho conhecimento da dupla função dos senhores, já que Presidente e Membro da COAF/RJ e SAPERJ, todavia, não posso deixar de reconhecer que os Senhores tinham e têm conhecimento, de que, na qualidade de representantes dos árbitros, já que na Presidência do sindicato, não podem permanecer omissos e inoperantes, numa situação como esta apresentada por mim. Aliás, ao que tenho conhecimento, é esta a função do Sindicato: defender seus associados. Friso que não tenho interesse de ingressar na via judicial, todavia, a arbitragem para mim é um ideal e, não vou deixar de buscar meu direito, depois de investido tantos anos da minha vida. A paixão pela arbitragem me fez abrir mão de muitas coisas, tendo sempre colocado ela em primeiro lugar na minha vida, então, não vou abrir mão de buscar meus direitos. Sei que uma medida judicial poderá enfraquecer não só a COAF/RJ, mas a própria FERJ, que tenta despontar no cenário nacional, além de virar notícia para a mídia, que ao que sei, busca sempre este tipo de matéria, mas, com escusas pela repetição, não vou abrir de lutar para exercer a minha função de árbitro assistente, como o fez diversos colegas que foram colocados à própria sorte pela COAF/RJ, sem que houvesse qualquer intervenção do SAPERJ, enquanto outros árbitros, em situações idênticas, tiveram tratamento tão diferenciado.

Espero que motivações pessoais (que sequer consigo alcançar) não estejam interferindo neste processo de anulação de minha escala, até porque, repito, sempre estive ao lado de V.Sas.

Por fim, conhecedor que sou da atuação dos Srs., espero contar com o bom senso e sobriedade que deve pautar a conduta daquele que se dispõe a servir seus companheiros, que é a finalidade ideal a ser buscada por dirigentes de um sindicato e possa eu, voltar a prestar normalmente meus serviços à COAF/RJ, mantendo-me junto à CBF.

Atenciosamente

Marçal Rodrigues Mendes

Tel. ( 21) ****-**** - 12******** (21)****-****

Frase: "Resistência aos tiranos é obediência a Deus".  (Thomas Jefferson)

Nenhum comentário: