Pesquisar este blog

sábado, 18 de setembro de 2010

Leonardo Gaciba é reprovado em teste físico surpresa para árbitros paulistas em São Caetano do Sul


Ontem estive na pista de atletismo do Clube São José na bonita e organizada São Caetano do Sul, tínhamos um encontro particular próximo ao clube onde se realizava um teste surpresa da CBF com os árbitros paulistas e com a presença de Leonardo Gaciba que repetiu no último teste realizado no inicio do mês em Santa Catarina, também esteve presente a assistente mineira Cinthia Mara da Silva.

Após cinco anos afastados das pistas de testes físicos, podemos constatar o quanto é desumano tratar amadores como se profissionais fossem! Hoje, em São Caetano tinha árbitro realizando o teste físico vindo diretamente do seu local de trabalho para o qual retornou imediatamente quando encerrou a sessão tortura. Ele, árbitro, é um amador, mas dele é cobrado o profissionalismo, exigindo cada vez mais melhora na sua performance.

Lamentavelmente Leonardo Gaciba abandonou o teste na sétima volta, sem duvida nenhuma é uma grande perda, o apitador gaúcho esta entre os três melhores árbitros do país, estando ao lado de Heber Lopes e Luiz Seneme que por incrível que pareça constantemente apresenta também problemas com os testes. A outra baixa do apito foi o árbitro paulista Robério Pereira Pires que pela primeira vez foi reprovado em um teste físico. Segundo Robério na hora deu um branco e não teve como continuar na que seria a sua ultima volta. A arbitra mineira Cinthia Mara da Silva que tentava o índice masculino, abandonou o teste logo no seu inicio e não comentou os motivos. Após o fim do teste físico dos árbitros e durante a bateria dos assistentes, o arbitro Guilherme Cereta de Lima sentiu um leve desconforto causado pelo esforço físico vindo a ser atendido na ambulância de plantão pelos profissionais da saúde presente no local.

Enquanto os apitadores penavam na pista para vencer a falta de estrutura que são submetidos tendo que dividir a arbitragem com o seu trabalho, membros da comissão de árbitros presente (Dionísio Domingos, Serapião Filho, Cunha Martins e Silvia Regina) observavam e perguntavam o nome dos árbitros sempre que esses mostravam sinais de cansaço ou de abatimento acima do normal. Entendo que essa é a função de um membro de comissão, como entendo também que é cobrar o critério de arbitragem e o que vemos é que o único critério que existe é o de não haver critério nenhum.


Duas eram as informações que corriam no local, a primeira seria o possível rebaixamento para breve da idade dos árbitros para 40 anos imposto pela Fifa e o segundo é o método que será implantado pela CA/CBF em 2011 seguindo determinações da toda poderosa Fifa, o IGC (Índice de gordura corporal), a escala vai de 12%, 15%, 17% e acima de 20%, sendo que quanto menor o seu índice, melhor será a sua imagem de árbitro habilitado perante os criteriosos membros da CA/CBF. A partir do IGC não bastará ao árbitro estar habilitado e condicionado, ele terá que obrigatoriamente parecer condicionado, gordurinhas localizadas...Nem pensar!

Estamos torcendo para que no próximo teste o Gaciba, o Robério e a Cinthia vençam a luta que será travada com eles mesmos, que sejam aprovados retornando aos gramados, pois qualidade de arbitrar uma partida de futebol, eles tem de sobra.
Frase: "Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional”. (Roger Crawford)

Nenhum comentário: