Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2009

STJD arquiva processo sobre escudo FIFA


O parecer do auditor do STJD, Alexandre Quadros, auditor processante do Inquérito das "denúncias" em que Jorge Rabello acusa Sérgio Corrêa, Presidente da Comissão de Árbitros da CBF de negociar o escudo da FIFA, foi pelo arquivamento, o parecer foi acatado pelo Presidente do STJD, Rubens Aprobatto Machado.

Seria importante que o site voz do apito (também conhecido como fuxico do apito) de grande circulação nacional, segundo eles mesmos, dessem o mesmo destaque de quando deram na época das denuncias.

Este Blogueiro, sempre destacou que não é defensor do senhor Sérgio Corrêa, que não tem procuração para isso e nem rabo preso com ninguém, mas também sempre destacou que conhece Sérgio Corrêa o suficiente para saber que se trata de uma pessoa séria, que faz um trabalho á longa data pela arbitragem e que estas denuncias eram providas de ranços, invejas e de agourentos de plantão.

O cargo que Corrêa ocupa no momento é o teto para dirigentes de arbitragens no país, por isso é cobiçado por todo tipo de gente que se acha apto a ocupá-lo. No meio dessa gente, existem os que querem ajudar a arbitragem, como Corrêa, mas em contra partida, existem os que querem se ajudar através da arbitragem, mas, nunca em outros tempos, houve intensas manobras ocultas como agora. Inimigos ocultos se juntaram e formaram uma força tarefa para atacar e desestabilizar Sérgio Corrêa.

Falar dessas pessoas é chover no molhado, todos sabem quem são os agourentos de plantão, que torce contra e até ajudam para que tudo de errado apostando no quanto pior melhor, alimentando esperanças que Corrêa não suporte a pressão e venha a se retirar do comando da arbitragem nacional.

Com o inicio das competições nacionais, Corrêa deve sofrer todo tipo de ataque. Cada penalti mal marcado, cada gol mal anulado, cada gol em posição duvidosa, Sérgio Corrêa será o culpado sendo massacrado pelos agourentos de plantão.

Até o momento, varias batalhas foram jogadas e os agourentos perderam todas, teve a da “patrocínio das camisas de árbitros”, a da “escudo FIFA” e até mesmo a “amante do presidente”. Esta foi para dizer a todos que não medirão esforços, usando se todo tipo de arma ao alcance para nocautear seu adversário, doa a quem doer, mesmo que para isso, terceiros sejam usados como arma letal para causar ferimentos e manchas que jamais serão apagadas dos currículos e mentes dos envolvidos direta e indiretamente.

Abaixo transcrevo a entrevista em que o auditor do STJD, Sr. Alexandre Quadros, deu ao jornal Lance na coluna De prima do dia 14/05/2009, explicando as razões pela qual pediu o arquivamento do processo das denuncias de Rabello contra Sérgio Corrêa.

Alexandre Quadros - “Acho que é importante que a gente primeiro mostre a razão pela qual se iniciou esse inquérito. Na época, a imprensa noticiou que o Rabello teria dito em relação ao Sérgio Corrêa, que o escudo da FIFA teria preço e isso que nós fomos levantar, opa! será que tão ofertando alguma coisa em relação ao quadro da FIFA, será que tão negociando o quadro da FIFA, que é que ta acontecendo? Vamos levantar essas informações e foi isso que nos fizemos.

Num inquérito bastante detalhado, me tomou bastante tempo de investigação, eu ouvi todos os árbitros que foram mencionados, ouvi o próprio Rabelo, fiz uma investigação em relação à documentação, pra ter uma idéia, eu pedi o histórico de todos os sorteios de jogos que aconteceram em 2007, 2008, pra poder ver se teve beneficiamento pra um ou não teve beneficiamento.

Ficou um processo bastante volumoso, bastante detalhado, por isso a tomada de bastante tempo.
O fato é assim, o que nós conseguimos levantar: O que se estava desenvolvendo era a criação de uma nova categoria de árbitros, que esta implementada. O fato que ficou bastante demonstrado, inclusive na oitiva dos árbitros é que não ouve oferecimento de nada em favor dos árbitros para que eles deixassem o quadro FIFA voluntariamente, até porque não há voluntariedade pra deixar o quadro FIFA.

Quando a FIFA define quem são os representantes de cada país, ela o faz a partir de uma lista que é apresentada pela própria entidade nacional, o árbitro, ele não ganha o direito de permanecer no quadro FIFA, ele pode entrar num ano e ser retirado no ano seguinte, são parâmetros que a própria entidade nacional vai determinar.

Aspectos psicológicos, aspectos físicos, aspectos técnicos, tudo isso vai ser considerado, a entidade analisa isso, faz o seu parâmetro e encaminha pra FIFA e a FIFA homologa ou não essa decisão. No caso do Brasil, tem homologado com freqüência, não tem havido problemas e foi o que aconteceu tanto nas situações anteriores como na presente.

Então diante desse quadro todo, nós entendemos que não havia infração disciplinar e até tomamos o cuidado de discutir uma questão ou trazer pro inquérito a discussão sobre uma questão que é se tem preferência se não tem preferência, qual é o parâmetro que se define para escolha de um árbitro pra um determinado sorteio ou pra outro”.

Frase: "O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha”.

Nenhum comentário: